PUB

Círculo São Vicente

MpD São Vicente: Protagonismo de Mircéia faz Lídia Lima sair da lista de deputados

Indicada no início como a segunda da lista do MpD às legislativas, por São Vicente, a antiga vereadora Lídia Lima, braço direito de Augusto Neves, saiu da corrida a um lugar na deputada nacional ao ver-se trocada na ordem de preferência pela sua colega Mircéia Delgado. Lima recusou a posição número 5 na lista final. O mal-estar está instalado entre os ventoinhas na Ilha do Porto Grande, tendo em conta a forma como o assunto da lista foi tratado por Ulisses Correia e Silva.

Há militantes e simpatizantes do MpD que defendem Lídia Lima, pois entendem que o próprio partido deveria aproveitar o embalo e aceitar que nesta altura a antiga vereadora tem “mais potência eleitoral” do que a jovem deputada, Mircea Delgado, que se tem revelado uma fonte de problemas para o sistema MpD.

Quanto mais não seja pelo facto de Lídia Lima ter dado a cara pelo partido, liderando há poucos meses a equipa que mais votos mobilizou na disputa por lugares na Assembleia Municipal (AM) e que só não se tornou presidente daquele órgão deliberativo por causa da “coligação negativa” da UCID, PAICV e o grupo independente, que se juntaram para eleger a mesa liderada por Dora Pires, da UCID.

Outrossim, Lídia Lima, em muitos momentos, foi a voz da Câmara Municipal de São Vicente, sobretudo no período inicial da pandemia em que, na ausência de Augusto Neves, que se encontrava evacuado em tratamento em Portugal, se mostrou activa para ajudar as pessoas a resolverem os problemas que se sucediam.

Ou seja, deu a cara pelo MpD numa altura exigente, foi a figura que mais votos conquistou para a AM em Outubro, pelo que muita gente via como natural que ela fosse a mulher protagonista na lista do MpD às legislativas de Abril próximo, em São Vicente. Isto apesar da possibilidade de ser a coordenadora regional do partido, Maria Santos Trigueiros, a reivindicar este lugar para si, como tem sido prática. 

Ora, de acordo com o apurado pelo A NAÇÃO, a ideia inicial era esta: Lídia Lima deveria ficar logo atrás de um dos ministros Paulo Rocha ou Paulo Veiga. Contudo, aquando da última visita do primeiro-ministro e presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, em Fevereiro, tudo mudou.

O lugar número 2 passou para Mircéia Delgado, filha do antigo ministro da Cultura e deputado, António Delgado, de que Correia e Silva é muito próximo. 

Fontes deste jornal acreditam mesmo que a balança pendeu para os lados de Mircéia justamente por causa das relações próximas de UCS e a família Delgado, porque outro motivo não se vislumbra – um outro forte apoiante de Mircea é Jorge Santos, presidente da Assembleia Nacional.

Aliás, há quem garanta que na proposta inicial a jovem aparecia no quinto lugar, ou seja, depois de um dos ministros, Lídia Lima, João Gomes e Maria Santos Trigueiros. 

Feita a alteração, foi oferecido à antiga vereadora o posto anteriormente atribuída à parlamentar, ao que Lídia Lima recusou. Tanto assim é que ficou fora da lista cujo quinto posto é agora atribuído ao jovem Vander Gomes, ligado à juventude do partido, JpD. 

Troca de Veiga por Rocha

Outra mexida que aconteceu foi a de cabeça de lista. A proposta primeira era de que o ministro Paulo Veiga, que se mudou para a ilha de São Vicente de onde comanda as pastas ligadas à Economia Marítima e aos Transportes, deveria protagonizar a lista. Mas houve quem reagisse mal a essa possível indicação, avançada em primeira mão pelo A NAÇÃO, por entender que falta a Veiga “vivência de São Vicente”. 

O problema que se coloca, argumentam alguns interlocutores deste jornal, não tem propriamente a ver com o facto de Paulo Veiga ser natural da Praia, mesmo porque, nas últimas eleições legislativas, o MpD indicou para São Vicente cabeças de lista que não são naturais da ilha. Em 2011, foi Jorge Santos, natural de Santo Antão, e em 2016 foi João Gomes, natural de São Nicolau.

A diferença é que tanto Santos como Gomes têm essa “mencionada vivência” desde os tempos de estudante, tinham tido protagonismo político antes – Santos havia sido presidente do MpD e Gomes desempenhava antes a função de presidente da Assembleia Municipal de São Vicente – pelo que não eram percepcionados como “corpos estranhos” à Ilha do Monte Cara.

Por outro lado, muitos já estão incomodados com o facto de o Governo do MpD ter nomeado para liderar as instituições ligadas ao Campus do MAR, com sede no Mindelo, somente pessoas naturais de Santiago ou com raízes lá. Isso pareceu pouco simpático para com São Vicente. 

Colocada a questão nestes termos, o ministro Paulo Rocha, da Administração Interna, acabou por emergir como a solução, ao que tudo indica, muito por força da ala ligada a Jorge Santos, que tem forte influência política na região norte.

Neste caso não é que Rocha tenha conhecimento aprofundado de São Vicente, pois, desde que saiu da ilha para estudar no Rio de Janeiro (Brasil), as suas deslocações ao Mindelo têm sido esporádicas. Fez grande da sua carreira profissional na Polícia Judiciária entre Sal e a Cidade da Praia até se tornar ministro, em 2016, depois de ter trabalhado como conselheiro para a segurança nacional do primeiro-ministro, José Maria Neves.

De todo modo, é natural de São Vicente, descendente de uma família de conhecidos e empenhados militantes do MpD e, como tal, a sua indicação para encabeçar a lista pareceu menos forçada do que a do ministro Paulo Veiga. 

Sumidos 

Entretanto, chama a atenção na lista ora apresentada pelo MpD em São Vicente, o eclipse de três dos cinco deputados eleitos pela legenda na legislatura que caminha para o fim: Rui Figueiredo Soares, agora ministro dos Negócios Estrangeiros, Humberto Lélis e Maria Celeste Fonseca.

Resistem João Gomes, que, de cabeça de lista em 2016, passa para o terceiro posto, e Mircéia Delgado, que galga três lugares, saindo da quinta indicação em 2016 para a segunda agora.

Se por um lado pesa o facto de Mircéia ter assumido o protagonismo de ter sido das poucas vozes do MpD a votar contra o estatuto especial da Cidade da Praia, o que lhe valeu a admiração de muitos apoiantes em São Vicente, também prova a influência do peso de “quem indica” para ganhar ou perder protagonismo dentro das estruturas dos partidos, neste caso, do MpD. 

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 705, de 04 de Março de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top