PUB

Fogo

Nuías Silva, candidato a Presidente da Câmara Municipal de São Filipe pelo PAICV

Nuías Silva

 

1-Qual é a motivação que está por detrás da sua candidatura?

A motivação é ver São Filipe desenvolvido, produtivo e com oportunidades para todos. Temos um projecto e um pensamento grande e ambicioso para São Filipe e para Ilha.

A segunda motivação é ampliar a democracia local, muito negligenciada recentemente, e activar a cidadania local, tornando o sanfilipense mais participativo e interventivo nas questões públicas.

A terceira é fazer com que o concelho integre e seja dinamizador, de facto, do desenvolvimento de toda a Ilha e da região, pela via da cooperação intermunicipal.

2-Quais as linhas gerais da sua Plataforma Eleitoral?

A Plataforma Eleitoral tem sete eixos para desenvolver São Filipe e Djarfogo:

1- Agricultura, Pecuária e Pescas;

2- Competitividade, Investimentos e Emprego;

3- Modernidade, Rigor e Transparência;

4- Turismo, Cultura e Valorização Patrimônio Histórico;

5- Juventude, Educação e Desporto;

6- Ação Social, Saúde e Ambiente; e

7- Diáspora.

Através destes eixos estratégicos desenvolvemos um programa ambicioso de governação e iniciativas no que compete ao turismo, agroindústria, pesca e pecuária, região vinícola demarcada, conhecimento, universidade regional e educação, conversão digital, desporto, cultura e património, passando ainda por projectos na consolidação da democracia local, na promoção das energias limpas, como factor do progresso sustentável, na infraestruturação municipal e na integração dos emigrantes como investidor em São Filipe.

A nossa grande ambição e missão é transformar São Filipe num importante pólo de desenvolvimento de Cabo Verde.

 

“A nossa grande ambição e missão é transformar São Filipe num importante polo de desenvolvimento de Cabo Verde”

 

3-Essas linhas são factíveis?

Não perdemos o sentido da realidade e da exequibilidade dos projectos. Os desafios são exigentes e demandam competências. O desenvolvimento exige mobilização colectiva, envolvimento dos quadros da ilha, motivação dos envolvidos e visão das lideranças. Não seremos autarcas de gabinete, mas parte da máquina colectiva que fará São Filipe funcionar.

Um dos desígnios é fazer do conjunto histórico-urbanístico da cidade candidato a Património Mundial da Humanidade, outro é torná-la Cidade Criativa da UNESCO.  Estaremos empenhados em criar atractivos da cultura, do turismo e do roteiro turístico que promova a cidade. Igualmente, trabalharemos com o Governo a possibilidade de o Fogo ser uma Região Especial de Desenvolvimento Integrado.

4-Porque é que a sua lista deve ser a vencedora?

Primeiro porque somos um projecto que inclui todos sem descriminação. Segundo porque acreditamos que o munícipe sabe distinguir o trigo do joio, sabe distinguir quem tenha uma mão com um pouco de tudo de quem tenha uma mão cheia de nada.

5-Que repto deixa aos eleitores para irem às urnas?

Que todos votem na melhor lista e participem, como nunca, na agenda de transformação de São Filipe. Eu não sou como outros que dizem ‘Mi é São Filipe’. Só Unidos podemos conseguir isto.

PUB

PUB

PUB

To Top