Cerca de 20 jovens iniciam a partir de segunda-feira,12, na cidade da Praia, uma formação de Inspetores de Pesca, dirigida a candidatos da região sul de Cabo Verde.
Os 20 formandos foram selecionados através do Centro de Emprego e Formação Profissional, e a formação será ministrada por Técnicos nacionais provenientes de diferentes instituições, e decorre até 13 de novembro.
Esta formação será materializada através de uma parceria entre a Inspeção Geral das Pescas (IGP) e o Centro de Emprego e Formação Profissional, para formar novos Inspetores de Pescas para a fiscalização das atividades da pesca e para inspeção sanitária dos produtos da pesca, de embarcações e de estabelecimentos, avança o Governo.
Os novos inspectores vão dar resposta às atuais demandas e exigências do setor, resultantes do aumento de embarcações nacionais, da afluência de embarcações estrangeiras, e do aumento do processamento de produtos da pesca, mas também para aumentar a capacidade de resposta em todo o território nacional.
Desta forma, pretende-se contribuir para a redução/eliminação da pesca ilegal nas águas sob jurisdição nacional, assim como a garantia de qualidade sanitária dos produtos da pesca.
Tendo em conta que atualmente a IGP possui um número insuficiente de inspetores para cumprir “a sua missão, suas atribuições e objetivos”, com a formação de novos inspetores, a IGP passará a contar com uma bolsa de indivíduos tecnicamente preparados para desempenhar a função de inspetor de pesca, de acordo com a demanda.
A primeira fase da formação abarcou já candidatos de Barlavento.
