PUB

Covid-19

Instituto Nacional da Saúde Pública optimista com a nova lei do uso de máscaras na via pública

O Instituto Nacional da Saúde Pública diz estar optimista com a entrada em vigor da lei que obriga a utilização de máscaras na via pública, e nos espaços públicos, que entrou esta quinta-feira,5,em vigor.

Maria da Luz Lima presidente do INSP, diz mesmo que espera, como resultado da lei, a redução do número de casos da Covid-19 no país.

“Nós, da Saúde Pública, somos muito optimistas com a implementação das medidas preventivas, porque acreditamos que se as pessoas utilizarem corretamente, e sempre como está indicado, essas medidas, o risco de contaminação vai reduzir e Cabo Verde vai poder controlar essa pandemia” assegura Maria da Luz Lima.

A presidente do INPS realça que existe algumas regras, obrigações e excepções para uso de máscaras e também para aplicação da lei.

“Todas as pessoas devem utilizar máscaras nos locais abertos e fechados, às pessoas com doenças mentais não é obrigatório, mas devem utilizar, e ainda as crianças, a lei diz que, com menos de 10 anos, não é obrigatório. Também quando se pratica atividades físicas individuais e quando se respeita o distanciamento físico” esclarece a presidente do INPS.

Segundo a responsável, o uso de máscaras terá um efeito benéfico não apenas na redução de casos mas indiretamente na criação de condições para a retoma da normalidade até mesmo a nível económico.

Recorde-se que, para aplicação dessas medidas, as coimas por incumprimento, variam entre os 1500 a 15 mil escudos.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top