PUB

Cultura

Celebrações do 1° aniversário da Morna Património Imaterial da Humanidade chegam a Mindelo esta 6ª feira

Sob o lema “Morna rainha – do arquipélago para o mundo”, a cidade do Mindelo acolhe, esta sexta-feira, 11, atividades comemorativas da Semana da Morna, instituída pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

As celebrações da Semana da Morna são desenvolvidas nas cidades da Praia, do Mindelo e do Tarrafal de São Nicolau, e na ilha Brava, para assinalar o Dia Nacional da Morna e do 1º aniversário da sua elevação a Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Em São Vicente, as atividades decorrem na sexta-feira, 11, com a visita do Ministro da Cultura, Abraão Vicente, ao Núcleo Museológico Cesária Évora, acompanhado dos alunos da Escola da Ribeira Bote. Haverá uma Performance de artistas “Cantar Cesária Évora” no mesmo local.

Estão programadas ainda uma visita do ministro à exposição “ Mar na Inspiração da Morna”, no Museu do Mar, que também vai acolher a performance “Pescador trovador”, feita por pescadores.

Celebrada pela primeira vez em 2018, o Dia Nacional da Morna (03 de Dezembro) homenageia o compositor e músico Francisco Xavier Cruz, mais conhecido por B.Leza.

Esta data visa também “homenagear todos os outros compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização do género musical”.

A morna foi elevada a Património Imaterial da Humanidade a 11 de Dezembro de 2019.

PUB

PUB

PUB

To Top