PUB

Diáspora

Cabo-verdiano Bruno Melício destaca-se em Inteligência Artificial na Hungria

Bruno dos Santos Melício é natural de São Vicente e cursa mestrado em Ciências da Computação, vertente Inteligência Artificial, na Universidade de Eötvös Loránd, Hungria, desde Setembro de 2019. Em Dezembro de 2020, Bruno foi classificado em primeiro lugar na Conferência da Associação Científica de Estudantes da universidade.

O projecto, que rendeu-lhe a premiação, intitula-se “DeepRehab: Real Time Deep Pose Refinement on the Edge – A Rehabilitation Use Case”, desenvolvido em co-autoria com o colega Baranyi Gábor. Os jovens receberam a pontuação 33 do total de 35 pontos.

Para além do certificado de primeiro classificado, os dois estudantes receberam um voucher no valor de 5000 HUF para compras na Media Markt, e a nomeação para participarem na Conferência Nacional de Estudantes Científicos (Országos Tudományos Diákköri Konferencia – OTDK), que será realizada de 30 de Março à 1 de Abril de 2021.

Para o jovem de 23 anos, esta distinção representa todo o esforço e sacrifícios feitos até hoje e só traz motivação para continuar a dar o seu máximo e ir mais longe.

Apostar em Cabo Verde

Futuramente, Bruno planeja colocar em prática os seus conhecimentos de Inteligência Artificial e Empreendedorismo em Cabo Verde, através da implementação de um negócio inovador que possa contribuir para o desenvolvimento económico, social e tecnológico do país, e criar mais oportunidades de emprego, principalmente para os jovens.

“Eu, sendo um jovem cabo-verdiano, tenho como prioridade dar o meu contributo para o desenvolvimento do meu país e espero causar um impacto positivo na nossa sociedade”, avança, em entrevista ao A NAÇÃO.

Para além do mestrado, Bruno trabalha em regime part-time como Engenheiro de Inteligência Artificial da Nokia e, após terminar o curso, em Junho deste ano, pretende seguir para um doutoramento.

“O meu objetivo é adquirir o máximo de conhecimento possível na área de Inteligência Artificial, especificamente em Deep Learning”, determina.

Perfil

O jovem começou os seus estudos na área em São Vicente, sua terra natal, com uma licenciatura em Engenharia Informática e Computadores, no Instituto de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR), concluído em 2019.

No último ano do curso teve a sua primeira experiência profissional, ao integrar um programa de estágios no NOSi. No mesmo ano conseguiu uma bolsa de estudos e seguiu para Hungria, onde deve concluir o mestrado em Junho próximo.

PUB

PUB

PUB

To Top