PUB

Política

Legislativas: Vox Pop-Como jovem universitário o que espera do novo Parlamento a sair das eleições de 18 de Abril? 

Stella Alves – 20 anos, Advocacia, Lisboa 

-Os deputados devem arranjar soluções e incentivos para aqueles que querem estudar no estrangeiro, criar métodos para mostrar aos jovens que a politica é importante para todos

 Devem levar temas pertinentes para agenda de debate, como o casamento gay, por exemplo. Se os senhores(as) deputados(as) podem casar, porquê que as pessoas da comunidade LGBTQ+ não podem? 

O foco na bancada parlamentar, então, deve ser pensar no futuro de Cabo Verde, representar e trabalhar para a nação, com seriedade não excluindo ninguém.

 

 

Kleber Monteiro – 24 anos, Engenharia Química e Biologia, Praia

Precisamos de um Parlamento que deixe o discurso de empreendedorismo e passe para a capacitação e\ou formação de jovens juntamente com oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. 

Portanto, os deputados devem priorizar os orçamentos de Estado voltados para a educação e criar acordos de mobilidades que podem garantir o ensino de qualidade. 

Outra aposta para alavancar o país deve centrar-se na implementação de energias renováveis a nível nacional e a dessalinização da água do mar para o  desenvolvimento da agricultura.

No que tange à postura parlamentar, os deputados devem ser os primeiros a dar o exemplo de ordem, segurança, tolerância, responsabilidade, respeito e que saibam separar a vida pessoal da profissional.

 

Adroilson Almeida – 23 anos, Engenharia de Sistema e Informática, Mindelo 

-Necessitamos de pessoas capacitadas para desenvolverem meios que proporcionem resultados favoráveis para um melhor desenvolvimento da nossa sociedade através do trabalho em equipe. 

Por isso, os deputados devem ter uma postura de respeito, defender a inovação na educação e a liberdade de desenvolver e criar ideias diferentes e sair do velho sistema que defende uma educação que já não faz sentido nos dias de hoje. 

O foco deve ser no empreendedorismo jovem, porque, mesmo que dizem que esta área está a crescer em Cabo Verde, ainda está muito deficitária, devido a muitos obstáculos que encontramos no nosso sistema, como a deficiência na disponibilização de informações por parte das entidades responsáveis.

 

Aldair Rocha – 22 anos, Ciências de Comunicação, Mindelo

-Cabo Verde deve ter um equilíbrio significativo em relação ao número de deputados dos diferentes partidos, para que assim haja mais consenso na tomada de decisões. 

Os deputados têm que ter muita ética profissional e manter uma postura respeitosa em relação aos seus oponentes, gerando oportunidades para os jovens formarem dentro do país.

O desporto é outro tema que deve ser mais discutido no Parlamento, abrindo margens de progresso a nível profissional, para que possamos ter um elevado aproveitamento dos jovens atletas residentes no país.

 

 

Eurytiss Cibelle25 anos, Ciencias de  Comunicação, Mindelo

-União e empatia devem ser as palavras de ordem no novo Parlamento, só assim o país poderá encontrar soluções para os problemas já existentes e para aqueles que vão surgindo. 

Os deputados devem ter uma postura digna, principalmente no sentido de resolver os problemas do povo e não os pessoais. 

Para os jovens devem continuar a fazer mais e mais, criando oportunidades de formação e emprego digno. 

Na agenda deve constar ainda a proteção das crianças e  ter mão mais pesada contra os crimes de violação e fornecer ajuda psicológica às vítimas.

PUB

PUB

PUB

To Top