PUB

Covid-19

Situação pandêmica nas escolas discutida hoje pelas autoridades

As medidas e os procedimentos sanitários de contenção da covid-19 nas escolas são hoje analisadas num encontro entre a Direção Nacional da Saúde e a mesma entidade da Educação.

Está sob a mesa se tudo vai continuar na mesma ou se há necessidade de algum ajuste.

Em declarações esta manhã à RCV, a diretora nacional da educação, Eleonora Sousa, reconheceu que há escolas fechadas, mediante recomendação do Ministério da Saúde.

“Nós temos assistido ultimamente uma evolução dos dados relativamente à covid-19 nas diferentes ilhas. É natural que também a nível das escolas também tenha esse aumento”, explicou.

Eleonora Sousa realçou, no entanto, que as escolas têm seguido os procedimentos acordados.

Desta forma, quando surgem dois casos na mesma sala, faz-se um despiste em todos os alunos mais próximos, para determinar se ficam em casa. Com mais de dois casos, a turma inteira é encerrada.

Se houver seis turmas diferentes com casos positivos a escola é encerrada.

de recordar que, no passado sábado, 08 de Maio, o Ministério da Educação afastou a hipótese de suspender as aulas a nível nacional devido à covid-19, tendo em conta “ implicações muito negativas”, principalmente, no processo de ensino e aprendizagem e no comprometimento do ano letivo 2020/2021 e do arranque das provas gerais internas do 12º ano.

“O Ministério da Educação entende que o encerramento das escolas, a nível nacional, deve ser uma decisão de último recurso, esgotando todas as alternativas no quadro das medidas previstas nos planos de contingência das escolas, salvaguardando sempre a saúde dos nossos alunos, professores e colaboradores/funcionários”, explicou, em nota informativa. 

PUB

PUB

PUB

To Top