PUB

Saúde

Cabo Verde tem 850 enfermeiros no sistema público de saúde

Actualmente, o número de enfermeiros no sistema público de saúde em Cabo Verde ronda os 850 profissionais, reforçados durante a pandemia da covid19, com mais 170 novos efectivos. Os dados são do Instituto Nacional de Saúde Pública, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro que se assinala esta quarta-feira,12. 

Segundo o INSP, a classe de enfermagem em Cabo Verde tem sido “valorizada” com a implementação da carreira de enfermagem e a constituição da Comissão Instaladora da futura Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde.

“Em Cabo Verde, os enfermeiros sempre desempenharam um papel fundamental no Sistema Nacional de Saúde, sobretudo logo após a Independência, contribuindo de uma forma inestimável para a melhoria dos indicadores de saúde nas ilhas”, garante a instituição em nota de imprensa.

Recorde-se que o Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio, tendo sido criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros.

Este ano, o lema escolhido para assinalar o dia é “Uma Voz Para Liderar”, com o sub tema “Uma visão para o futuro dos cuidados de saúde” cujo objetivo é mostrar como a enfermagem olhará para o futuro e como esta profissão transformará os cuidados de saúde.

O tema evidencia que a pandemia global de covid-19 mostrou ao mundo o importante papel que os Enfermeiros desempenham para manter as pessoas
saudáveis ao longo da vida.

A pandemia, afirmam, veio destacar a necessidade urgente de fortalecer e se investir nesta classe, pois, os enfermeiros representam mais de 50% da força de trabalho em saúde no mundo e fornecem serviços vitais para todo o sistema de saúde.

PUB

PUB

PUB

To Top