PUB

Mundo

Suíça: Biden e Putin na Cimeira do Ano

Os olhos do Mundo estão postos em Genebra, na Suíça. Os Presidentes dos Estados Unidos da América (EUA) e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, respectivamente, reúnem-se, pela primeira vez, no contexto de profundos desentendimentos, mas com a aparente vontade de limar os maiores espinhos e tentar avançar nalgumas áreas de cooperação.

A Cimeira deverá durar entre quatro e cinco horas na tarde desta quarta-feira, 16, em Genebra (Capital da Suíça).

Antes de chegar à Suíça – conta o portal pt.euronews.com -, Joe Biden demonstrou, com cimeiras, o reforço da unidade com os parceiros do G7 (Os Sete Países Mais Ricos do Planeta Terra), da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da União Europeia. A América está de volta, após Donald Trump.

A última vez que Putin e Biden se viram, foi em 2011, em Moscovo (Capital da Rússia), quando Biden era vice-Presidente de Barack Obama e Putin Primeiro-Ministro, durante a Presidência de Dmitri Medvedev.

Uma década depois, as relações entre as duas potências caíram para o que muitos dizem ser o ponto mais baixo desde a Guerra Fria.

A Casa Branca tem uma série de assuntos a tratar: ciber-ataques, guerra na Ucrânia, direitos humanos e outros. Vladimir Putin terá uma visão distinta e anunciou que existem áreas de interesses mútuos, sobretudo no que diz ser a “previsibilidade e a estabilidade” nas relações internacionais, algo que Moscovo alega pouco ter visto por parte dos EUA,  nos últimos anos.

Há a esperança de que este pode ser o reatar de um bom relacionamento e um diálogo contínuo mas, para já, o essencial para os homens mais poderosos do Mundo é não perder a face.

PUB

PUB

PUB

To Top