PUB

Covid-19

Pandemia: OMS alerta contra levantamento total de restrições

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta contra um levantamento demasiado rápido e vasto das restrições sanitárias, incluindo nos países com uma taxa elevada de vacinação.

A OMS – reporta o portal pt.euronews.com -, não está, totalmente, favorável  ao Projecto do Governo Britânico de pôr fim às últimas medidas de combate à COVID-19, nomeadamente, o porte de máscara e o distanciamento social.

“Aconselho extrema cautela no levantamento completo das medidas públicas e sociais no contexto actual, porque isso terá consequências”, alerta  Michael Ryan, director do Programa de Emergências Sanitárias da OMS.

Esta chamada de atenção foi feita num momento em que a Pandemia acaba de ultrapassar a barreira simbólica dos quatro milhões de mortos, em todo o Mundo. Um número baseado nos dados comunicados, oficialmente, por cada País, mas que será, “muito provavelmente”, mais elevado na realidade, segundo a OMS.

Enquanto nações mais ricas, com programas de vacinação avançados, preparam ou avançam com a reabertura, muitos países em desenvolvimento lutam contra fortes aumentos nas contaminações, nomeadamente, através da variante Delta (associada à Índia).

Na Ásia, o quarto país com maior população do Mundo, a Indonésia, vive uma situação particularmente dramática, com um novo recorde no número de diário de mortos -mais de mil! -, hospitais forçados a recusar pacientes e as autoridades obrigadas a importar oxigénio.

PUB

PUB

PUB

To Top