PUB

Santiago

São Domingos: 30 agricultores terminam formação em novas tecnologias agrícolas

Cerca de 30 agricultores, entre homens e mulheres, do município de São Domingos, concluíram nesta sexta-feira, 10, uma formação em novas tecnologias agrícolas, com componentes teóricos e práticos.

A ação de formação, implementada através de uma parceria entre a Câmara Municipal e o programa Jovem Emprego, do IEFP, abrangeu jovens e mulheres chefes de família das comunidades agrícolas de Nossa Senhora da Luz e São Nicolau Tolentino.

Os envolvidos, segundo o formador, Sérgio Roque, saem capacitados sobretudo em estratégias de gestão e consumo de água na agricultura, sistema de produção de mudas, controle de pragas, cultivo protegido, entre outros, com resultados satisfatórios.

Os formandos, por seu turno, ressaltaram a pertinência da iniciativa, com desejos de que ela se prolongasse mais, ou que venha a repetir no futuro.

“Foi bastante interessante. Aprendemos formas de melhor utilizar a nossa água e cultivar um produto de qualidade, o que foi muito bom. Esperamos que tenha continuidade”, sublinhou o jovem Ivaldir Tavares.

“Hoje conhecemos outras técnicas, outras formas de cuidar das nossas plantações, como aplicar produtos de controle de pragas, o que nos vai auxiliar na nossa actividade e permitir alcançar melhores resultados daqui para a frente”, considerou, por sua vez, a agricultora Faustina Lopes.

Para a vereadora da área do ambiente, Zuleika Rodrigues, estes trabalhadores vão iniciar o ano agrícola com mais conhecimentos e melhor preparados para driblar a falta de água, que é um dos grandes entraves para a prática da agricultura, não só no município, como em todo o país.

“Hoje existem técnicas, existem tecnologias de produção agrícola, como estufas e outros, para a sustentabilidade dos seus negócios”, sublinhou.

Zuleika Rodrigues mostrou-se ainda satisfeita com o número de formandos a concluir a ação de capacitação. “Foi algo novo para eles, que sempre se sentiram desvalorizados e nós estamos disponíveis para mostrá-los que o sector primário é importante para a economia de São Domingos”, concluiu.

A entrega de diplomas teve lugar esta sexta-feira, na Câmara Municipal de São Domingos.

PUB

PUB

PUB

To Top