PUB

Cultura

Sal: Banda Municipal celebra 20 anos com concertos em diferentes localidades

A Banda Municipal do Sal celebra este ano o seu 20º aniversário com várias actividades. O pontapé de saída foi dado, ontem, na varanda do Hotel Atlântico, nos Espargos.

Satisfeitos com a caminhada e para comemorar, pretendem realizar actuações todas as sextas-feiras, em diferentes localidades da ilha, até 01 de Outubro – o Dia Internacional da Música e dia do nascimento de Jotamonte. 

No ano em que a Banda Municipal do Sal celebra o seu 20º aniversário, o seu maestro, Domingos Moreira, diz estar satisfeito com a caminhada deste grupo que já acolheu vários jovens, sendo esta a quarta geração de músicos.

 “Vinte anos não são vinte dias, por isso quisemos fazer uma coisa diferente para marcar a efeméride, que calha num contexto de pandemia. Assim, optamos por fazer várias actuações durante este mês de Agosto, até 01 de Outubro, que é o Dia Internacional da Música e dia do nascimento de Jotamonte”, disse Domingos Moreira à Inforpress.

Domingos Moreira reiterou ainda que estes 20 anos de “labuta, ensinando música” têm sido “gratificantes”, com formação de vários jovens e adolescentes, que já passaram pela Banda Municipal do Sal, desde a sua criação em 2001, sendo esta a quarta geração, onde o elemento mais novo tem 13 anos e o mais velho é ele, com 56 anos.

“Não é fácil manter uma banda. A gente tem que ter gosto para isso. Eu e outros colegas que também fazem parte do grupo, que pertenceram a outras bandas, aprendemos com Jotamonte. Não pagamos nada, aprendemos de graça, então, continuamos nessa senda, incentivando e ensinando jovens. Um trabalho árduo, mas que tem valido a pena”, sublinhou.

Comemorações

Em celebração dos seus 20 anos de existência a Banda Municipal, que neste momento conta com 35 músicos, vai realizar todas as sextas-feiras, concertos em uma das localidades da ilha, apresentando o seu repertório.

O pontapé de saída foi dado, na tarde de ontem, sexta-feira,6,  num concerto da varanda do emblemático Hotel Atlântico, nos Espargos, chamando a atenção de curiosos que ali foram passando e parando nas imediações do hotel, para ouvir música clássica, morna, coladeira, zouk, e outros géneros musicais, exibidos pelo grupo.

Domingos Moreira explicou que a escolha do Hotel Atlântico, hoje em avançado estado de degradação, para a realização do primeiro concerto de celebração foi para chamar a atenção do seu estado, também em jeito de homenagem a este património histórico da ilha do Sal, situado no coração da cidade de Espargos.

Fórum Nacional também para assinalar

Ainda, do programa de celebração da efeméride, destaca-se, além de concertos, um fórum nacional sobre “Desenvolvimento e manutenção das bandas filarmónicas em Cabo Verde”.

Actividade esta que  deverá acontecer em modo virtual, e um “grande show/concerto” no Cine-Asa.

Ao longo deste percurso de vida, a Banda Municipal do Sal tem actuado em diversas solenidades e actividades realizadas no município, abrindo, habitualmente, nos últimos anos, o Festival de Música da Praia de Santa Maria, também representado a ilha em cidades geminadas, tanto a nível nacional como internacional.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top