PUB

Brava

Saúde reforçada com três médicos a tempo inteiro pela primeira vez na história

A Delegacia de Saúde da Brava conta, a partir de agora, com mais dois médicos cubanos que vão trabalhar juntamente com o delegado. É a primeira na história da ilha que a população vai ter ao seu serviço três médicos, com disponibilidade permanente.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, satisfeito com mais este ganho para a ilha Brava, consequentemente devido à melhoria nos serviços de saúde.

“Este acontecimento vai melhorar, e muito, a questão da saúde, do atendimento e dos cuidados na ilha”, destacou o autarca citado pela Inforpress.

Francisco Tavares adiantou ainda que teve a oportunidade de receber o delegado de saúde da Brava, a chefe da Cooperação Médica Cuba – Cabo Verde, Maria Caridad Perez Matute, e os dois médicos cubanos que vão reforçar a equipa da ilha, destacando que um é médico da medicina geral integral com especialização em pediatria e o outro possui especialização em terapia intensiva e emergência médica.

Apesar de 46 anos de cooperação entre Cuba e Cabo Verde na área da saúde, Tavares afirma que esta é a primeira vez que médicos cubanos vão prestar serviço de forma permanente na Brava.

Regozijo da população

Também por parte da população, a “satisfação é enorme” visto que a ilha vem sendo assegurada desde o passado mês de Julho por um único médico, que também desempenha as funções de delegado e responsável pelas estruturas sanitárias na ilha.

Além de ter mais médicos, contar com especialistas na ilha é uma “mais-valia”, principalmente na área de pediatria.

Primeiras consultas na próxima semana

Neste momento os médicos estão a conhecer a ilha e provavelmente poderão iniciar as suas actividades na próxima semana.

O delegado de Saúde da ilha, Júlio Barros, informou que estão ainda a trabalhar num plano de funcionamento, de forma a enquadrar não só a Delegacia de Saúde, mas também deslocações para as outras localidades.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top