Cabe, agora, aos membros do Partido Conservador Britânico escolher entre Rishi Sunak e Liz Truss, quem será o novo Líder. O resultado será anunciado a 5 de Setembro.
A dupla chegou ao escrutínio final – lembra pt.euronews.com -, após a última ronda de votação dos colegas parlamentares conservadores.
“O número de votos expressos para cada candidato é o seguinte: Mordaunt, 105, Sunak 137, Truss 113”, anunciou o líder parlamentar do Partido Conservador Britânico, Sir Graham Brady.
Ambos já declararam a pretensão de se tornarem Líderes do Partido, e, dado que os Conservadores estão no Governo, ocuparem o lugar de Primeiro-Ministro (PM) do Reino Unido.
“Ajudei este País a passar por um período incrivelmente difícil, nos últimos dois anos. Certifiquei-me de apoiar aqueles que precisam da nossa ajuda, em cada etapa, com intervenções como a Licença de Trabalho. É isso que as pessoas podem esperar de mim, daqui para frente,” declarou o candidato a Líder dos “Tories”, Rishi Sunak, ex- ministro das Finanças do Reino Unido.
“Eu sou a pessoa que pode entrar no número 10 (“Downing Street”), posso começar a correr e posso fazer as coisas acontecerem,” afirmou, por sua vez, a candidata a Líder do Partido Conservador, Liz Truss, (a ainda) ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.
A corrida já produziu disputas partidárias amargas, mas, na realidade, ambos são de Centro-Direita, preferem Impostos mais baixos, um Estado Menor e são pró-Brexit.
Agora, cabe, aos 160 mil membros do Partido Conservador decidir. O resultado será anunciado a 5 de Setembro.
Despedida original
Por seu lado, o PM demissionário, Boris Johnson, fez aquela que, muito provavelmente, será a sua última intervenção no Parlamento, antes de deixar o Poder em Setembro, e terminou de forma original: “Sr. Speaker!, eu quero agradecer a todos aqui e…hasta la vista, baby”.