Arrancou, esta sexta-feira, a demolição de barracas na zona Sul do Bairro da Boa Esperança. A operação decorre em simultâneo com o realojamento das famílias em novas habitações.
A acção, segundo disse à Inforpress a directora das Infraestruturas, Ineida Barros, está enquadrada no programa de demolição de barracas e realojamento das pessoas em novas habitações.
“Já começamos o processo de demolição, sendo que as pessoas contempladas assinaram o contrato das novas residências e as autorizações para a demolição das barracas, tendo já recebido as chaves dos apartamentos”, informou.
Neste momento, precisou a directora, uma primeira lista de 147 famílias está a ser contactada por parte do IFH, sendo que 60 já têm contratos assinados, e deste número, 30 já se encontram nas novas habitações.
Para dar continuidade a este plano, mais 30 famílias vão receber as chaves dos apartamentos, enquanto se procede com a demolição, processo que vai acontecer por fases.
Apesar de haver a intenção de demolição total das barracas, a responsável apontou, entretanto, como constrangimento, casos em que permanecerão barracas isoladas ainda por derrubar, isto porque apesar das pessoas assinarem os contratos para as novas habitações, ainda esses inquilinos das barracas não concederam autorização para a efectiva demolição das mesmas.
“Temos vindo a ter esta cautela, porque entregamos às famílias chaves, as barracas ficam ali e sendo que não temos poder para demoli-las, depois são novamente ocupadas por outras pessoas que se candidatam a novos apartamentos”, explicou, certificando que este plano decorrerá por fases até o mês de Agosto, período que se pretende realojar todas as famílias e demolir todas as barracas.
C/ Inforpress