PUB

Sociedade

DEF com equipamentos novos que vão reforçar análise documental e combate às fraudes 

A Direção de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Nacional de Cabo Verde, vai receber esta sexta-feira,11, um conjunto de equipamentos  no quadro do projecto GESTDOC – Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau. Os equipamentos, orçados em mais de 12 mil contos, visam reforçar análise documental e combate às fraudes. 

Segundo informações avançadas pelos promotores do projecto ao A NAÇÃO online, tratam-se de equipamentos a serem usados em contexto de análise de segunda linha de controlo documental, nos aeroportos, ou em contexto de Laboratório Pericial.

Os mesmos têm diversas funcionalidades, que ajudam os peritos na análise documental e deteção de fraude, incluindo, diferentes fontes e ângulos de luz, desde o Infravermelho ao Ultravioleta; grande capacidade de ampliação; filtros de descodificação de informação invisível a olho nu, que existe nos documentos de identificação, viagem e residência.

Entre estes equipamentos destacam-se Leitores Óticos, Equipamentos de verificação de autenticidade documental, um Esteromicroscópio e um Vídeo Comparador Espectral.Será ainda ministrada formação na operação dos equipamentos fornecidos.

Investimento de mais de 12 mil contos

O valor dos equipamentos que serão entregues à PN/DEF ronda os 112.000€, ou seja, cerca de 12.350.000 CVE.

A cerimónia de entrega de equipamentos de análise documental à Polícia Nacional de Cabo Verde acontece esta sexta-feira,12, pelas 11h00, nas instalações da Direção de Estrangeiros e Fronteiras, no Palmarejo/Praia, na presença do Ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha. 

De notar que se trata de uma iniciativa da Unidade de Implementação do Camões, I.P. do Projeto GESTDOC – Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

Beneficiários do GESTDOC em Cabo Verde

Os parceiros beneficiários do projeto GESTDOC no arquipélago são: Direção Geral dos Registos, Notariado e Identificação (DGRNI), Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC), Polícia Nacional (PN) / Direção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF), Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) e Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi).

Recorde-se que as atividades previstas no âmbito do projecto estão focadas na modernização e reforço das cadeias de identificação civil e de emissão documental, bem como no reforço da capacidade de controlo documental fronteiriço, reforçando os níveis de segurança e a capacidade de aplicação da Lei.

Com um orçamento de 5 milhões de euros, o projeto GESTDOC é financiado pela União Europeia, através do Fundo Fiduciário de Emergência para África e gerido pelo Camões I.P., contando com o estreito envolvimento de parceiros especializados portugueses, que trabalham conjuntamente com as suas entidades homólogas cabo-verdianas e bissau-guineenses.

PUB

PUB

PUB

To Top