PUB

Política

Processo de actualização salarial da Polícia Nacional deverá ser concluído em 2024

O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, garantiu hoje, no Mindelo, que o Orçamento do Estado para 2024 prevê um investimento de 82 mil contos para concluir o processo de actualização da tabela salarial da Polícia Nacional (PN).

Paulo Rocha, que falava à imprensa à margem da 9ª Corrida de Proximidade da Polícia Nacional realizada hoje, no Mindelo, em 2024 o orçamento da Administração Interna estará centrado na “dignificação do pessoal”, no “reforço dos meios” e no “investimento forte na segurança”.

“Vamos concluir o processo de actualização da tabela salarial da PN que era um compromisso que vinha de há muito. Fizemo-lo em quatro etapas, primeiro fizemos um nivelamento salarial, depois fizemos a primeira fase, a segunda fase e agora é a terceira e última fase da implementação do estatuto remuneratório da PN”, elucidou o ministro, citado pela Inforpress.

Mais 250 progressões na carreira

De acordo com Paulo Rocha, haverá “uma aposta forte” nas promoções do pessoal para que possam fazer “250 promoções dentro daquilo que também é política de garantir que haja evolução na carreira sabendo que, numa instituição hierarquizada, a questão da carreira e das patentes é fundamental para o comando”.

Segundo disse, há muitos efectivos que vão para a reforma, e é preciso “garantir a candeia de comando” e daí esse investimento “forte” nas promoções.

“São muitas que vimos, ao longo dos anos, já são mais de 1.800 promoções. Portanto, desta feita serão mais 250 promoções”, informou.

182 novos efectivos em 2024

O mesmo garantiu que o orçamento para 2024 prevê ainda a entrada de 182 novos efectivos.

“Nós temos um primeiro grupo de 52 que vai entrar em Maio e um segundo grupo que vai entrar em Outubro. Estou a referir-me ao término das formações. Isto vai-nos permitir resolver muitos problemas de efectivos”, adiantou.

Está igualmente previsto, segundo o mesmo, um investimento acima dos 52 mil contos para equipamentos de segurança, investimentos na protecção individual e meios de mobilidade e também reforço e remodelação das infra-estruturas.

“Vamos, em 2024, introduzir obras nas diferentes infra-estruturas que vão receber a 3ª fase do projecto Cidade Segura, vamos ampliar e remodelar as esquadras do Porto Novo, do Tarrafal de Santiago e de Santa Catarina. Vamos concluir e inaugurar a Unidade de Polícia Nacional, em Monte Sossego, que vai ser fundamental para a nova estruturação da PN, em São Vicente, designadamente para o serviço da Piquete que é resposta por essência”, assegurou.

Paulo Rocha está em São Vicente a participar nas actividades de comemoração dos 153 anos da criação do corpo da polícia de Cabo Verde, cujo acto central está previsto para acontecer na próxima quarta-feira na Academia Jotamont.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top