Com a chegada à terceira de seis jornadas, as 10 equipas participantes nesta edição do campeonato nacional de futebol em novo formato começam a fazer contas à vida. Das 10, somente o Botafogo, do Fogo, é que ainda não pontuou. Os jogos da terceira jornada realizam-se às 16h, nos dias 02, 03 e 04 de Maio, nos diversos estádios do país.
Os Sanjoanenses em primeiro lugar com quatro pontos, os mesmos do Mindelense, Palmeira e Académica da Praia demonstram um equilíbrio de forças entre equipas de regiões desportivas diferentes.
A formação boavistense do Sal Rei, que na jornada passada perdeu por 2-1 frente à Académica da Praia, que com um golo aos 88 minutos que calou o Estádio Arsénio Ramos, na ilha da Boa Vista, vai medir forças nesta terceira jornada com a formação campeã em título da prova, o Boavista, no Estádio da Várzea. O jogo realiza-se dia 04 de maio, domingo, às 16h.
O Boavista chega moralizado a esta terceira partida após a vitória por 2-0 frente ao Scorpion Vermelho, em partida referente à segunda jornada.
A outra representante de Santiago Sul, a Académica da Praia, recebe sábado, 03, também no Estádio da Várzea, a formação foguense do Botafogo, que ainda não pontuou nesta edição do Campeonato Nacional.
O Palmeira recebe no Estádio Marcelo Leitão, no Sal, a formação do Ultramarina. A formação salense vem de uma vitória enquanto a equipa de São Nicolau perdeu na jornada anterior.
Os Sanjonaneses, que na jornada passada deslocaram-se até a região desportiva de Santo Antão Norte, ao Estádio João Serra, para vencer a formação do Paulense, vão medir forças com a equipa do Scorpion Vermelho, neste sábado, 03, no Estádio Municipal do Porto novo.
O Mindelense desloca-se este domingo, 04 a Santo Antão para o embate com o Paulense, de Santo Antão Norte. O Mindelense vem de uma vitória sofrida frente à Ultramarina, enquanto que o Paulense perdeu e foi dominado pelo Os Sanjoanenses na segunda jornada.
Jogos da terceira jornada
Sexta-feira, 02
Palmeira – Ultramarina;
Sábado, 03
Académica da Praia – Botafogo;
Sanjoanense – Scorpion Vermelho;
Domingo, 04
Boavista da Praia – Sal-Rei;
Paulense – Mindelense.
Classificação à entrada para a terceira jornada
Sanjoanenses, Mindelense, Académica da Praia e Palmeira lideram com quatro pontos cada, seguidas do Boavista da Praia, Ultramarina e Paulense (três pontos), Sal-Rei e Scorpion Vermelho (um ponto) e Botafogo, sem qualquer ponto.
Final do Campeonato Nacional será em São Vicente
Segundo a Federação Cabo-verdiana de Futebol, a primeira mão das meias-finais será realizada nos dias 7 ou 8 de junho de 2025 enquanto que a segunda mão nos dias 14 ou 15 de junho de 2025.
O Estádio Adérito Sena, em São Vicente será o palco da final, no dia 21 de junho às 15h30.
Recorde-se que nesta temporada, 2024/2025, o campeonato nacional está a ser discutido no novo formato da UEFA Champions League.
Ou seja, na primeira fase cada equipa faz seis jogos, sendo três “em casa” e “três fora”, frente a seis adversários diferentes. No fim dessa primeira fase, a fase de liga, as quatro melhores equipas apuram-se para as meias-finais (final four) que serão disputadas a duas mãos.
Data das meias-finas e final da Taça de Cabo Verde decididas
A Federação Cabo-verdiana de Futebol anunciou que as “meias” ficam agendadas para o dia 28 de maio, no Estádio Municipal do Porto Novo, em Santo Antão Sul. A final ficou marcada para o dia 31 de maio, no mesmo estádio.
Sendo assim, no dia 28, às 14h realiza-se a meia-final Palmeira – Académica do Fogo e às 16h terá lugar a outra meia-final entre as formações do Mindelense – Sal Rei.
