A Embaixada de Cabo Verde em Portugal, inaugura hoje, 2, às 16h, a nova Biblioteca do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa. O evento integra as celebrações oficiais do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP e do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala a 5 de maio, e dos 50 anos da Independência de Cabo Verde.
A Biblioteca apresenta-se como um espaço de memória e de futuro, dedicado à preservação, investigação e promoção da cultura cabo-verdiana e do universo lusófono.
Com um acervo diversificado, composto por livros, periódicos, conteúdos multimédia e materiais de investigação.
O espaço, segundo a Embaixada, pretende afirmar-se como uma plataforma de pensamento crítico, encontro Inter geracional e partilha de saberes.
Farol do conhecimento
Segundo a mesma fonte, a Biblioteca ambiciona tornar-se um farol de conhecimento e de resistência cultural, e de acesso gratuito ao acervo.
Para o evento estão previstas várias atividades culturais, como clubes de leitura, encontros literários, lançamentos de livros e debates, reforçando o seu papel como laboratório de ideias e centro de diálogo intercultural.
Conforme o comunicado, a inauguração marca um momento simbólico para a diáspora cabo-verdiana e para toda a comunidade lusófona, reforçando a centralidade da cultura e da língua na construção da identidade e da soberania de Cabo Verde.
Cláudia Cruz
*Estagiária
