PUB

Mundo

Sernic trava alegado esquema de tráfico humano no Aeroporto de Maputo

As autoridades moçambicanas impediram, na tarde de terça-feira, 20, um possível caso de tráfico de pessoas com destino ao Vietname. Um homem foi detido no Aeroporto Internacional de Maputo pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic), sob suspeita de tentar transportar 16 cidadãos da província de Sofala, recrutados para alegado trabalho numa fábrica de papel naquele país asiático.

Segundo informações prestadas à agência Lusa pelo porta-voz do Sernic, João Adriano, o suspeito agia a mando de um empresário de origem chinesa, com quem já havia trabalhado anteriormente em Sofala. A operação teria sido financiada pelo filho do empresário, residente na província de Tete, que enviou dinheiro para cobrir os custos com passaportes e vistos.

Trabalho ou tráfico?

Embora os viajantes alegaram que iriam trabalhar no Vietname, todos portavam apenas vistos de turismo, com validade de 30 dias, e não tinham qualquer documento que identificasse a empresa contratante. Para o Sernic, os indícios levantaram suspeitas de um possível caso de tráfico humano para fins de exploração laboral.

“A polícia suspeita tratar-se de um caso de tráfico de pessoas para fins de exploração. Talvez como mão-de-obra barata”, explicou João Adriano.

Os 16 indivíduos recrutados não foram detidos, informou o Sernic, uma vez que não há elementos que justifiquem a sua responsabilização criminal.

Adelise Furtado

*Estagiária

C/RTP

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top