Os Jogos Sociais da Cruz Vermelha de Cabo Verde (Jogos CVCV) assinalam esta quinta-feira, 22, o primeiro aniversário da sua digitalização, com o lançamento de um novo modelo inovador “O Agente Ambulante”. Esta nova iniciativa visa reforçar a inclusão e a proximidade, tornando os jogos ainda mais acessíveis a todas as comunidades, independentemente das suas condições de conectividade ou domínio tecnológico.
Este novo canal, que se junta ao modelo tradicional de agente físico, pretende garantir a igualdade de oportunidades, permitindo que mais pessoas possam participar com confiança, mesmo em localidades mais remotas ou com dificuldades no uso de plataformas digitais.
“Mais proximidade, mais inclusão”
Segundo nota de imprensa, este é mais do que um avanço tecnológico, pois representa um compromisso contínuo com os valores que orientam a Cruz Vermelha de Cabo Verde há 50 anos de solidariedade, inclusão e proximidade com as comunidades. Com o novo terminal móvel, o agente ambulante poderá abranger zonas com menor cobertura, aumentando o alcance e o impacto dos Jogos CVCV em todo o arquipélago.
Desde a entrada na era digital, os Jogos CVCV já fizeram seis novos milionários, incluindo um vencedor do prémio máximo do Totoloto, no valor de 50 milhões de escudos. Atualmente, são distribuídos, semanalmente, mais de 10 mil prémios, sendo possível conquistar até 195 prémios numa única aposta múltipla premiada.
Encontros regionais e formação para agentes
Para assinalar este marco, serão realizados encontros com agentes nas ilhas de Santo Antão e São Vicente entre os dias 25 e 27 de Maio. Estes encontros terão lugar nos concelhos locais da Cruz Vermelha em Porto Novo, Ribeira Grande e Mindelo, e contarão com painéis de discussão sobre os desafios e impactos da digitalização, apresentação de casos de sucesso e estratégias internacionais de vendas, exploração de novas ferramentas como o QR Code e as Apostas em Grupo, demonstração das funcionalidades do terminal ambulante e sessões de formação sobre técnicas de vendas e promoção da Lotaria Nacional.
A abertura oficial do encontro em São Vicente será feita pelo Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Dr. Arlindo Soares de Carvalho, que destacará a importância da transformação digital como motor de modernização e apoio às causas sociais.
Adelise Furtado
*Estagiária
