PUB

Sociedade

Folha Policial: Prisões, apreensões e novas investigações marcam actuação das forças de segurança nos últimos dias

As polícias judiciária e nacional, PJ e PN, realizaram nos últimos dias diversas operações que resultaram em detenções e apreensões relevantes nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão, conforme informações avançadas esta semana pelas autoridades. Dos detidos, alguns ficaram em prisão preventiva e outros aguardam pelo desfecho dos casos em liberdade sob medidas restritivas.  

Na ilha de Santo Antão, um homem de 30 anos foi colocado em prisão preventiva pelo Tribunal da Comarca do Porto Novo, após ter sido detido em flagrante delito pela Polícia Nacional. O indivíduo, encapuzado, invadiu um estabelecimento comercial por volta das 13h45, agrediu a funcionária com os punhos e uma faca, e fugiu do local. A rápida acção da Polícia Nacional permitiu a sua detenção e a apreensão da arma utilizada no crime. 

Já na cidade da Praia, a PJ deteve, a 13 de Maio, dois indivíduos, um homem e uma mulher, no bairro de Achada de Santo António, por posse de cerca de 873 gramas de MD (metilenodioximetanfetamina). A operação, conduzida com mandados de busca e apreensão, resultou em prisão preventiva para o homem e apresentação periódica para a mulher.

Entre 9 e 11 de Maio, a PN deteve em flagrante delito 20 homens com idades entre 15 e 57 anos, na cidade da Praia e em São Domingos, por crimes como agressão física, posse de arma, ameaça a agente policial, condução sob efeito de álcool, desobediência e outros delitos. Um dos detidos ficou em prisão preventiva, quatro foram obrigados a apresentações periódicas, treze foram julgados sumariamente, um ficou com deveres como arguido e um menor foi entregue à curadoria.

Desordem pública

Ainda na Praia, no bairro de Pensamento, quatro jovens entre 15 e 31 anos foram detidos no dia 11 de Maio após se envolverem em desordem pública, com arremesso de pedras e garrafas. Foram apreendidos oito embrulhos com estupefacientes e os detidos ficaram obrigados a apresentações periódicas.

As autoridades também informaram esta semana que entre os dias 2 e 4 de Maio, a Direção Central de Investigação Criminal da Polícia Nacional realizou operações que culminaram na detenção de seis pessoas – cinco homens e uma mulher – por crimes como posse de armas, tráfico de drogas, roubo e ofensa à integridade física. 

Foram apreendidos dois revólveres (um convencional e outro artesanal), sete munições, uma faca, quase 23 gramas de canábis, 45 mil escudos e 1.220 dólares americanos. As medidas de coação aplicadas variaram entre prisão preventiva, caução e apresentações periódicas.

Ainda na capital, cinco pessoas, também quatro homens e uma mulher, foram detidas em flagrante delito pela PJ, na passada sexta-feira, 16, no bairro de Lém Ferreira. Os detidos são suspeitos da prática de crimes de tráfico de droga de alto risco, bem como de conversão e dissimulação de bens e valores, dois dos indivíduos detidos já possuem antecedentes criminais relacionados com crimes da mesma natureza.

Durante a intervenção policial, foram apreendidas quantidades significativas de estupefacientes, nomeadamente 9,884 gramas de cocaína, 211,741 gramas de cannabis e 21,105 gramas de haxixe, todos devidamente embalados e prontos para comercialização. A PJ apreendeu ainda uma balança de precisão, materiais utilizados no acondicionamento da droga, um ciclomotor e uma quantia em dinheiro no valor de 18.485 escudos cabo-verdianos.

Após serem presentes às autoridades judiciais no sábado e na segunda-feira, 19 de Maio, o Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva para os cinco arguidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos, que se encontram agora na Cadeia Central da Praia enquanto prosseguem os trâmites do processo judicial.

Em São Vicente

Já em São Vicente, o Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM), por meio da Brigada de Investigação de Crime Económico e Financeiro (BICEF), deteve, no dia 16 de Maio, um cidadão de 50 anos suspeito da prática de vários crimes de burla. 

A detenção, efectuada fora de flagrante delito, decorreu no âmbito de uma investigação iniciada em Abril de 2023, durante a qual o indivíduo foi identificado como autor de diversas burlas relacionadas com a administração fraudulenta de apartamentos para venda e arrendamento. 

O suspeito, residente no Mindelo, simulava ter poderes de gestão imobiliária com o objetivo de obter vantagens patrimoniais ilícitas, causando prejuízos às vítimas. Apresentado às autoridades judiciais no dia 17, o Tribunal da Comarca de São Vicente aplicou-lhe as medidas de coação de interdição de saída do país e apresentações periódicas às autoridades policiais. As investigações continuam. 

Geremias S. Furtado 

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top