Com o Boavista da Praia matematicamente na próxima fase, as meias-finais, já só restam três lugares para completar os quatro que seguem para a próxima fase da prova. Palmeira e Sanjoanenses seguem bem colocados, em segundo lugar, com onze pontos, mas têm o Paulense, a Académica da Praia e o Mindelense à espreita. Todos os jogos realizam-se em simultâneo sabádo, 24, às 16h nos diferentes estádios do país.
A última jornada do campeonato nacional de futebol terá lugar no fim-de-semana de 24 e 25 de Maio e será de “expectativas” e “pressão máxima”, já que só o actual campeão da prova, o Boavista da Praia, tem lugar garantido na “final four”.
No que à última jornada concerne, o Palmeira, da ilha do Sal, recebe o Boavista da Praia em casa, no Estádio Marcelo Leitão, com os olhos postos nos três pontos para carimbar a passagem às “meias”.
A Académica da Praia, por força da derrota frente à Palmeira na quinta jornada, complicou as contas do apuramento já que nesta sexta e última jornada viaja até São Vicente para defrontar o Mindelense, também ele ainda na disputa por um lugar na próxima fase.
Os Sanjoanenses, de Santo Antão Sul, desperdiçaram na quinta jornada uma soberana oportunidade de carimbar a passagem às “meias”. A equipa de Gunga Fonseca não foi capaz de ir além de um empate a zero com o Botafogo, o último classificado do campeonato, com um ponto, fruto precisamente do empate com a equipa de Santo Antão Sul.
Gunga disse que o jogo era decisivo e difícil, a ansiedade tomou conta dos azuis da Ribeira das Patas que pecaram “muito” na finalização. Na última jornada Os Sanjoanenses deslocam-se a São Nicolau para enfrentar o Ultramarina, que já está fora da próxima fase.
A outra representante de Santo Antão, o Paulense, do norte da ilha, também está na luta por um lugar na próxima fase e na última jornada desloca-se ao Fogo, para um jogo decisivo frente à formação do Botafogo, que na quinta jornada “azedou” as contas ao Sanjoanenses.
Para fechar o quadro de jogos da última jornada, a formação do Sal-Rei da Boavista viaja até Santiago Norte para enfrentar a equipa do Scorpion Vermelho, ambas já sem possibilidade de chegar à próxima fase da competição.
Os quatro primeiros classificados passam para as meias-finais da competição, cuja final está agendada para 21 de Junho, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.
Classificação à entrada para a última jornada
Boavista da Praia lidera com 12 pontos (já apurada), seguida por Palmeira e Os Sanjoanenses (11 pontos), Paulense e Académica da Praia (oito pontos), Mindelense (sete pontos), Ultramarina (quatro pontos), Sal-Rei e Scorpion Vermelho (dois pontos) e Botafogo, com um ponto.
Jogos da sexta e última jornada prevista para o sabádo, 24 de Maio:
Botafogo – Paulense
Ultramarina – Os Sanjoanenses
Palmeira – Boavista da Praia
Mindelense – Académica da Praia
Sal-Rei – Scorpion Vermelho
