O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, realiza a partir de hoje, 27, até dia 29 de maio, uma missão oficial a Washington, D.C., no quadro das celebrações internacionais do 50.º aniversário da independência do país. Trata-se, segundo o Chefe do Governo, de uma “visita simbólica” que pretende assinalar o progresso alcançado desde 1975 e reforçar as parcerias estratégicas com instituições internacionais e actores do desenvolvimento.
Um dos principais objectivos da deslocação é o aprofundamento da colaboração com o Grupo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), duas instituições que Ulisses Correia e Silva considera “fundamentais no percurso de desenvolvimento” de Cabo Verde.
Nesta missão, o arquipélago assume também o protagonismo enquanto presidente do Fórum dos Pequenos Estados no Grupo Banco Mundial e do Conselho de Governadores do Banco Mundial e do FMI, papel que, conforme destacou o Primeiro-Ministro, serve para “impulsionar uma agenda ambiciosa para os países pequenos e vulneráveis”.
Outros pontos da agenda
Durante a sua estadia, Ulisses Correia e Silva terá encontros de alto nível com o Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e com a Diretora-Geral do FMI, Kristalina Georgieva.
Ulisses Correia e Silva participa ainda em fóruns estratégicos no Instituto Brookings e na Universidade George Washington, além de encontros com a diáspora cabo-verdiana residente nos Estados Unidos.
GSF
