Arrancou hoje, no Largo Ká Gadjí, em Sal Rei, a Feira Cultural de Santa Isabel, uma iniciativa que celebra a cultura e a tradição cabo-verdiana sob o lema “50 one ta celebra noz cultura e noz tradição”. O evento decorre de 1 a 3 de julho, encerrando na quinta-feira com a apresentação dos vencedores dos concursos “Amior Pega” e “Artista Revelação”, além da entrega de certificados aos participantes, a iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos de independência de Cabo Verde.
A feira conta com gastronomia, destacando-se os “sabores tradicionais e das comunidades”, incluindo doces típicos, queijos frescos, curados e semicurados, bem como iguarias diversas, mas, também, artesanato e apresentações artísticas. A animação musical está a cargo de DJ Tchol, ao longo de todos os dias do evento.
O primeiro dia começou com o lançamento do livro infanto-juvenil “Bia de Lulucha-Férias no Algarve”, da autora Bianca da Rocha, seguido da abertura oficial da feira, com a atuação de tambores e coladeiras, serenata, morna d’ bubista e degustações. O grupo Naboa Dance vai encerrar a noite.
Nos dias seguintes, o público poderá assistir a estátuas vivas, rodas de conversa com artesãos e atuações de grupos culturais, como Alcatéia And Teen Wolf Family e Batucadeiras Fidjus di Rabelados. Também está previsto uma oficina de costura criativa com o grupo CZ Gamboa e um desfile de materiais reciclados, com participação de escolas da cidade.
Adelise Furtado
Estagiária
