Nesta sexta-feira, 04, os agricultores e peixeiras da ilha de São Nicolau manifestaram descontentamento e indignação pelo cancelamento, decidido pela CV Interilhas, das viagens do navio “Dona Tututa”.
Em declarações à Inforpress, Maria Ramos, representante das peixeiras da Ilha do Chiquinho, manifestou a sua indignação, porquanto várias peixeiras já haviam efectuado antecipadamente a ordem de embarque junto da agência, sendo que no próprio dia da viagem São Nicolau-Sal-Praia é que foram avisadas do cancelamento.
Ainda segundo Maria, os prejuízos acumulados desde a passada semana são avultados, na medida em que têm de colocar gelo nos recipientes para que o pescado se mantenha em condições durante vários dias.
“Tenho duas caixas de peixe e a primeira foi organizada desde a semana passada, e a cada dia tenho mais prejuízos, e mesmo com a respectiva ordem de embarque já não será possível enviar os meus produtos”, disse Maria Ramos.
Indignada com a atitude da CV Interilhas, a peixeira considera que “esta situação não pode continuar”, afectando o escoamento dos produtos e, por consequência, o rendimento de várias famílias que vivem do comércio do pescado.
Agricultores também contabilizam prejuízos
Por sua vez, esta situação está, ainda, a afectar os agricultores de São Nicolau, como também referiu à Inforpress Rudy Gomes. O agricultor disse que tem “sofrido” com a precárias ligações marítimas e alegou que, desta vez, os prejuízos são ainda maiores, porquanto já foi obrigado a retirar 950 quilos de produtos
Tanto Maria Ramos como Rudy Gomes, apelam à intervenção do Governo, para que se resolva o problema dos transportes que afectam a economia local e prejudicam a sobrevivência de várias famílias de São Nicolau.
C/Inforpress
