Economista e antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, Gualberto do Rosário defende, ainda, que o desenvolvimento da Ilha do Chiquinho, pesem as suas potencialidades, é impossível sem resolver o problema dos transportes.
Gualberto do Rosário, que falava numa conferência organizada pela Associação dos Soares de São Nicolau, onde apresentou um painel sobre turismo, considerou que é preciso um plano integrado de desenvolvimento, destacando a necessidade de serem desenvolvidas estratégias para alavancar a ilha.
“Não é um plano centralizado, mas, sim, um plano imperativo para o Estado com programas devidamente integrados de forma a viabilizar o desenvolvimento”, defendeu Gualberto.
O antigo primeiro-ministro (e ex-líder do MpD) salientou que São Nicolau possuiu várias potencialidades, mas que não vêm sendo “aproveitadas”, essencialmente devido à precariedade dos transportes e realçou que, para se resolver o problema geral do desenvolvimento, o transporte ou a melhoria na mobilidade é um dos elementos essenciais.
Um problema que tem vindo a afectar o desenvolvimento do turismo e a presença sazonal dos emigrantes na ilha, já que dificulta a entrada e saída de pessoas em São Nicolau.
C/Inforpress
