PUB

Diáspora

Diáspora e país unidos para apoiar São Vicente

A tragédia que abalou São Vicente, na madrugada de 11 de agosto, deixando um rasto de destruição, perdas de vidas e centenas de famílias desalojadas, desencadeou uma onda de solidariedade entre a diáspora cabo-verdiana, e a nível nacional, que rapidamente se mobilizou para prestar apoio às vítimas. Três iniciativas ganham destaque pela sua abrangência e impacto.

“Amor Pá Soncent, Nu Djunta Mon”

A campanha “Amor Pá Soncent Nu Djunta Mon”, lançada pelo cabo-verdiano Sebah, residente nos Estados Unidos, já arrecadou cerca de 2.310.000 escudos em doações através da plataforma GoFundMe. O objetivo é fornecer alimentação, roupas, medicamentos e apoio direto às famílias que perderam os seus bens.

Sebah sublinha que este valor resulta da união e generosidade de cabo-verdianos espalhados pelo mundo e garante que a campanha continua ativa, com expectativa de crescimento nos próximos dias.

Em Portugal, a Associação Maense promove a campanha “Juntos por São Vicente e Santo Antão!”, que já reuniu bens essenciais com o apoio de parceiros. Agora, o desafio é angariar fundos para custear o envio de contentores com as doações para Cabo Verde.

A associação apela ao contributo de todos, reforçando que “cada euro conta” para levar alimentos, roupas e esperança às famílias afetadas.

Projeto Zé Luís Solidário

Já o Projeto Zé Luís Solidário, através da iniciativa “Abraçar São Vicente”, contabiliza até ao momento 3.460 dólares recebidos no estrangeiro, 41 contos em Cabo Verde e 250 euros na Europa. A campanha mantém várias opções para doações, incluindo contas bancárias nacionais e internacionais, e plataformas como Cash App, Venmo e Zelle.

Artistas como Dynamo e Rods Wires juntaram-se à causa, organizando atuações gratuitas, comprometendo doar integralmente as receitas arrecadados nas atividades. Mas muitos outros têm manifestado nas redes sociais disponibilidade para apoiar a causa.

Campanhas a nível nacional

Após as chuvas as instituições e autoridades cabo-verdianas também têm lançado campanhas de solidariedade a nível nacional para apoiar as famílias afetadas e garantir a reconstrução da ilha.

A Fundação de Defesa, Preservação e Promoção do Desenvolvimento Ambiental Integrado e Sustentável de Santo Antão, conhecida como “FUNDAMENTAL-SA”, lançou uma campanha para arrecadar fundos destinados a ajudar as famílias afetadas pela tragédia em São Vicente.

Através do site da Fundação (fundamental-sa.cv), qualquer pessoa pode doar diretamente para a conta bancária da instituição.

ANMCV anuncia campanha de solidariedade e Fundo Intermunicipal

O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Fábio Vieira, manifestou total disponibilidade para colaborar com as autoridades no esforço de resposta à emergência em São Vicente.

Foi anunciada a criação de uma campanha de solidariedade que reunirá municípios, parceiros institucionais e a diáspora, com o objetivo de mobilizar apoio financeiro e logístico. Além disso, está em discussão a criação do Fundo Intermunicipal de Solidariedade, um mecanismo para financiar rapidamente reparações de infraestruturas afetadas em situações de emergência.

“Djá d’Sal junt ma Soncente!”

A iniciativa “Onda Solidária – São Vicente” convida todos os salenses a juntar-se à recolha de roupas, alimentos não perecíveis, artigos de primeiros socorros e outros bens essenciais para as vítimas das chuvas. Os pontos de recolha funcionam das 8h às 16h na Kasa d’Arte em Santa Maria e na Ludoteca (Biblioteca Jorge Barbosa) em Espargos.

Adelise Furtado

*Estagiária

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top