Em celebração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado esta terça-feira,12, o presidente da Federação Cabo-verdiana das Associações Comunitárias, Denílson Monteiro, apelou à reflexão dos governantes sobre os desafios que continuam a limitar o desenvolvimento dos jovens.
Em nota de imprensa, Denílson Monteiro assegura que os jovens precisam de estímulo para revolucionar e impulsionar o desenvolvimento das comunidades, porém as oportunidades continuam a limitar o seu potencial.
Obstáculos
“Os jovens enfrentam obstáculos significativos: desemprego e subemprego, falta de oportunidades de formação e estágio, dificuldades de acesso à habitação, exclusão digital, desigualdades sociais, falta de espaços de participação efetiva. Estes desafios exigem respostas urgentes, estruturadas e duradouras “, enfatizou o presidente.
O mesmo apela ao governo para que crie oportunidades de engajamento ativo da juventude, na hora de criação de políticas públicas, de modo a garantir que as suas vozes, necessidades e propostas sejam incorporadas desde o início.
Cláudia Cruz
*Estagiária
