A EDEC tem dado prioridade à reposição da energia em infraestruturas críticas, como unidades de saúde, serviços de telecomunicações e o aeroporto de São Pedro. Neste momento, o foco das equipas técnicas está voltado para os Postos de Baixa Tensão (BT). Estas foram algumas das considerações saídas de um encontro recente entre o Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB)e o administrador da EDEC, Osvaldino Lopes, com o objetivo de inteirar-se da situação do fornecimento de energia elétrica na ilha de São Vicente e avaliar os esforços em curso para a sua reposição total.
Conforme informações avançadas em comunicado de imprensa, durante o encontro, Osvaldino Lopes classificou a situação energética da ilha como “caótica”, explicando que o apagão generalizado foi provocado pela entrada de grandes quantidades de água e lama nas unidades de produção de energia.
Essa ocorrência, disse, desencadeou o disparo automático dos sistemas, resultando em cortes em praticamente todos os Postos de Transformação (PT) da ilha.
Apesar da gravidade do incidente, o mesmo informou que os trabalhos de recuperação avançaram com celeridade. Ou seja, já no primeiro dia após as chuvas, cerca de 70% da distribuição de energia foi restabelecida e na quinta-feira passada restavam apenas nove PT por recuperar.
Já na passada sexta-feira, segundo informou, foi possível repor, ainda que de forma paliativa, o fornecimento de energia na zona da Praça Estrela. No entanto, o PT do porto de pesca da Cova de Inglesa ainda se encontrava inativo à data da reunião (sexta-feira).
Na ocasião, o Presidente do SNPCB aproveitou o momento para felicitar a EDEC e todos os seus técnicos pelo “trabalho incansável” e pelos esforços redobrados no sentido de restabelecer o fornecimento de energia à população de São Vicente.
