PUB

Desporto

Futebol/Qualificação Mundial 2026: Apesar das baixas, “Bubista” garante que seleção tem os olhos nos três pontos

Em comunicado, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) anunciou as ausências, devido a lesão, do defesa Wagner Pina, e os avançados Garry Rodrigues e Nuno da Costa, a novidade na convocatória. Além destes, o capitão Ryan Mendes e o defesa Diney Borges estão em dúvida devido a mazelas contraídas no último fim-de-semana, quando atuavam pelos seus respetivos clubes.

Apesar de todas as baixas, o selecionador nacional Pedro Brito “Busbista” diz que acredita que “como equipa” a seleção ultrapassará essas dificuldades e o foco continua o de sempre, “trazer os três pontos para casa”.

Parte do grupo já se encontra nas ilhas Maurícias, palco da partida referente à referente à 7ª jornada da qualificação africana ao Mundial 2026. A partida realiza-se esta quinta-feira, 04, às 15h, no Estádio Côte d’Or National Sports Complex.

De acordo com a FCF, Diney e Ryan estão a ser observados pela equipa médica da Seleção Nacional, “tendo ambos feito uma ressonância magnética, para se fazer uma avaliação médica das mazelas contraídas no último fim-de-semana”.

Apenas dois treinos antes do jogo

Bubista conta neste momento com pouco mais de seis jogadores nas Ilhas Maurícias, já que o restante do grupo só chega até o final do dia de hoje, terça-feira, 02.

A “demora” na chegada ao estágio de grande parte dos selecionados é explicada pelo selecionador nacional com os compromissos que os atletas tinham com os seus respectivos clubes no passado fim-de-semana e recordou, ainda, que outros tinham jogos referentes a competições europeias a meio da semana passada.

O primeiro treino será realizado na noite de hoje, terça-feira, “com 95% dos jogadores disponíveis”.

Cabo Verde lidera a quatro jornadas do fim

Quando já só restam quatro jogos para o final da qualificação africana, Cabo Verde lidera o Grupo D com 13 pontos, mais um que os Camarões (12), seguido da Líbia (8), Angola (7), Maurícias (5) e Eswatini (2).

Os 54 países africanos foram divididos em nove grupos de seis selecções (A a I) e os vencedores de cada grupo apuram-se directamente para o Mundial´2026.

Os quatro melhores segundos disputarão uma “final-four”, que decidirá a equipa a representar África numa repescagem intercontinental, podendo elevar para 10 o número de países africanos na competição a realizar-se no Canadá, Estados Unidos da América e México.

Dupla jornada fecha com embate ante os Camarões

Cabo Verde recebe em casa, no Estádio Nacional, no dia 09 de Setembro às 15h, os Camarões.

A bilheteira da partida referente à oitava jornada, reverterá à população sanvicentina, profundamente afetada pelas chuvas da tempestade Erin que assolou a ilha a 11 de Agosto.

PUB

PUB

PUB

To Top