Com 31 anos, Jaceline de Pina Tavares, mais conhecida como Patrícia, é exemplo de criatividade. Natural da Calheta, ilha de Santiago, actualmente residente na Holanda, sempre demonstrou paixão pelo empreendedorismo desde a adolescência.
Ainda no liceu, Patrícia surpreendeu colegas e professores ao transformar simples chinelos em peças decorativas originais, dentro da disciplina de EVT. Também criava tapetes de pompom e outras decorações para o seu quarto, revelando que desde cedo teve um olhar diferente para os detalhes.
A mudança para a Holanda trouxe muitos desafios, principalmente pela barreira da língua e pela ausência de rede de apoio. No entanto, a nossa “talento” desta semana não desistiu: começou a vender produtos do Boticário e, paralelamente, a criar quadros, velas, espelhos, porta-joias e peças de decoração exclusivas.
O talento não passou despercebido. Amigos e visitantes que viam a decoração da sua casa ficavam impressionados e incentivaram-na a partilhar o seu trabalho nas redes sociais. As encomendas começaram a chegar e, hoje, segundo ela, as velas e os espelhos são os artigos mais procurados, afinal, na Holanda existe um forte hábito de utilização de velas no dia a dia.
O seu grande sonho é abrir uma loja própria para expandir o negócio, tornar o seu trabalho reconhecido e inspirar outras pessoas, e com isso ela deixa um conselho, “nunca desistam dos vossos sonhos e não tenham medo de dar o primeiro passo. Os resultados virão, porque o mundo é feito de desafios.”
Adelise Coelho- Estágiaria
