PUB

Política

Sylvie Millot, nova Embaixadora da UE em Cabo Verde, promete reforço da cooperação

A nova embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sylvie Millot, disse ontem, quarta-feira, 10 de Setembro, que o país é o único da África Subsaariana com uma “parceria especial” com o bloco europeu. A diplomata francesa comprometeu-se ainda em reforçar a cooperação com as autoridades cabo-verdianas.

Em declarações aos jornalistas, depois de ter apresentado as cartas credenciais ao Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, sublinhou a “excelência das nossas relações económicas, comerciais, mas também humanas, culturais e de amizade” com o arquipélago. Acrescentando que é o único país da região “com o qual a União Europeia tem esta parceria especial”.

“Cabo Verde e a União Europeia têm uma parceria especial, é o único país em África subsaariana com o qual a União Europeia tem esta parceria especial. Isto demonstra a excelência das nossas relações económicas, comerciais, mas também humanas, culturais e de amizade e das nossas relações baseadas em valores comuns”.

“A parceria da União Europeia e de Cabo Verde assumiu recentemente uma nova dimensão, refiro-me aos investidores europeus da Global Gateway que apoiam o país na sua transição digital, energética e na economia azul”, avançou.

Mandato de quatro anos

Sylvie Millot assume o posto de nova Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da União Europeia em Cabo Verde para os próximos quatro anos e prometeu trabalhar de forma estreita com as autoridades, sociedade civil e o sector privado.

Em Setembro do ano passado, Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento rubricaram um pacote financeiro de 300 milhões de euros para apoiar estes sectores no âmbito da estratégia Global Gateway, que inclui a mobilização do sector privado.

Sobre a Embaixadora

Sylvie Millot tem mais de 30 anos de carreira nas instituições da União Europeia, desempenhando cargos de responsabilidade em Bruxelas (Bélgica) e em vários outros países como Marrocos, República Dominicana e Moçambique.

Na Direção Geral das Parcerias Internacionais da União Europeia teve à sua responsabilidade regiões como a América Latina e as Caraíbas, a África Austral e o Oceano Índico.

Além disso, teve papel destacado em dossiers como as alterações climáticas no quadro da Conferência das Partes (COP), o Apoio Orçamental e recentemente a Iniciativa Global Gateway.

Sylvie Millot é francesa, casada, e mãe de três filhos.

C/ RFI

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top