Indira Campos, Representante Residente do Grupo BancoMundial, e Harold Tavares, Administrador Executivo do Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial, em representação de 23 países africanos, incluindo Cabo Verde, entregaram às Aldeias Infantis SOS Cabo Verde o montante de 31.560 dólares americanos, para apoiar a campanha de reconstrução de São Vicente, afetada há cerca de um mês pela tempestade Erin.
Segundo comunicado dessa organização, esse donativo resulta do desafio que foi lançado internamente, logo após a passagem da tempestade no Mindelo, por parte do gabinete do Administrador Executivo, em colaboração com o escritório do Grupo Banco Mundial em Cabo Verde. A campanha inclui funcionários e pessoal reformado.
A mesma contou com a participação de 154 doadores, provenientes de 27 países, e foi conduzida em nome das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, tendo em conta a sua trajetória de mais de 40 anos no país, reconhecida experiência no apoio a crianças e famílias em situações de vulnerabilidade e o facto de o Centro Social em São Vicente, que apoia 210 famílias e 499 crianças, ter também sido afetado.
Para Harold Tavares, Administrador Executivo do Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial, “esta iniciativa reflete o nosso compromisso e solidariedade em mobilizar recursos e apoios adicionais para ajudar as comunidades afetadas a reconstruir as suas vidas. É a demonstração de que o Grupo Banco Mundial não fornece apenas instrumentos financeiros: está também lado a lado com o povo de Cabo Verde neste momento de necessidade”.
Apoio essencial para a retoma das actividades em São Vicente
Por sua vez, Ricardo Andrade, Diretor Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, agradeceu “profundamente” o apoio do Grupo Banco Mundial e de todos os doadores que contribuíram para esta campanha. “Este gesto de solidariedade será essencial para que possamos retomar as atividades no Centro Social e continuar a apoiar as crianças e famílias de São Vicente, que foram afetadas pela tempestade, num momento pós-crise em que precisam particularmente da nossa atenção e cuidado”, disse.
Com esta doação, o Grupo Banco Mundial e os seus colaboradores garantem que reforçam assim o seu compromisso com Cabo Verde e com as comunidades afetadas, mostrando que, além de apoio financeiro, também se solidarizam com a população na reconstrução e no fortalecimento do bem-estar de famílias e crianças mais vulneráveis.
