O basquetebolista internacional sénior e uma das figuras da seleção nacional da modalidade, Ivan Almeida, conquistou ontem, 21, a medalha de bronze no Mundial de Clubes de Basquetebol com o Al Alhy Tripoli, da Líbia, ao derrotar os brasileiros do Flamengo por 91 – 82. O cabo-verdiano e o Al Alhy Tripoli fizeram história, ao ser a primeira equipa africana a ficar no pódio da competição. Ivan conquistou ainda um lugar no “Melhor Cinco” da competição que decorreu em Singapura.
O internacional cabo-verdiano, recorde-se, foi contratado recentemente e terminou a partida como um dos jogadores mais valiosos do jogo. Ivan marcou 21 pontos e ganhou seis ressaltos.
Primeira vez de uma equipa africana no pódio
É também a primeira vez que uma equipa africana consegue ficar no pódio da Taça Intercontinental de basquetebol. Mais um grande momento na carreira de Ivan Almeida, que ajudou o clube líbio a fazer história na competição.
“Ficar no terceiro lugar numa competição de clubes campeões, especialmente com um uma equipa africana é algo grande. A equipa toda, os dirigentes, todos estavam muito contentes com o feito. Foi um trabalho de equipa árduo, começamos a partida mal, fomos ao intervalo a perder mas demos a volta por cima”, disse o cabo-verdiano em entrevista à RCV.
Em junho deste ano, Ivan Almeida havia defrontado o Ahly Tripoli na fase final da Basketball Africa League (BAL). O cabo-verdiano foi contratado recentemente pelo clube líbio para reforçar a equipa no mundial de clubes, que decorreu em Singapura.
Ivan já está em viagem para o Dubai onde o Al Alhy vai disputar, nos próximos dias, a Copa da Arábia.
C/ RCV
