A FIFA anunciou esta semana a alteração da data do jogo entre Cabo Verde e Eswatini, referente à 10.ª jornada do Grupo B de qualificação para o Mundial. Inicialmente marcado para domingo, 12 de Outubro, o duelo será agora disputado na segunda-feira, 13 de Outubro, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.
A decisão surge na sequência da necessidade de harmonizar os horários dos jogos do grupo e de respeitar o contexto político nos Camarões, país que realiza eleições no dia 12. Por esse motivo, o organismo máximo do futebol mundial adiou também o embate entre Camarões e Angola.
Apelo à mobilização dos adeptos
Perante a nova calendarização, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, lançou um apelo direto à mobilização dos adeptos, sublinhando a importância de garantir um ambiente vibrante e patriótico, mesmo em dia útil.
“No jogo com os Camarões tivemos tolerância de ponto, o que ajudou a criar um ambiente extraordinário. Criar condições semelhantes agora seria importante”, afirmou Semedo, apelando ao Governo para ponderar novamente essa medida.
O líder federativo reconhece que a realização do jogo numa segunda-feira pode condicionar a presença dos adeptos, mas insiste na força simbólica da mobilização nacional: “Este é mais do que um jogo. É uma afirmação de Cabo Verde no cenário internacional. Precisamos do apoio de todos, com responsabilidade e entusiasmo.”
A FCF reforça o convite à cidadania desportiva, apelando à presença massiva e ordeira dos adeptos, numa jornada que poderá ser decisiva para o percurso da seleção rumo ao Mundial.
João A. do Rosário
