PUB

Cultura

Edson Correia, um jovem escritor apaixonado pelas causas sociais

Há quem use as plataformas digitais para tocar corações, apoiar comunidades e inspirar mudanças. Este é o caso de Edson Correia, jovem natural da ilha do Maio, Calheta, conhecido pela página “Além do Horizonte”, um espaço que há quase sete anos mistura poesia, solidariedade e consciência social.

Conforme lembra, no seu caso, a escrita nasceu da paixão pelo hip hop e composições líricas, por volta dos 16 anos, ainda no liceu. Mais tarde, a escrita manteve-se viva, às vezes em pausa, mas nunca esquecida.

Criada em 2017, “Além do Horizonte” tornou-se um verdadeiro diário poético e social. Nela Edson partilha poemas sobre questões sociais, histórias reais ou imaginadas, amor, paixão.

Em 2019, venceu um concurso nacional de poesia sobre o Natal, promovido pela TIVER, o que marcou o seu regresso consistente ao mundo literário.

Como forma de homenagem ao Giovani, o jovem cabo-verdiano assassinado em Portugal, Edson escreveu um poema que viralizou, com mais de 4.500 reacções e milhares de partilhas em Cabo Verde, Portugal e Inglaterra. “Algumas pessoas chegaram a partilhar sem o meu nome, mas eu não levei a mal. O objectivo nunca foi fama, foi solidariedade”, diz.

Depois de ter participado num livro colectivo lançado no ano passado, Edson pretende agora publicar o seu próprio livro de poesia. “A única barreira neste momento são os custos de produção. Caso não conseguir apoio ou parcerias, pretendo organizar-me para lançar o livro por minha conta, nem que for no próximo ano”, afirma com firmeza.

Além da escrita, a acção social continua activa. Em Novembro de 2024, lançou uma campanha de apadrinhamento escolar através de “Além do Horizonte”, conseguindo apoio financeiro mensal para 15 alunos do liceu, com contribuições de 1.500 por mês para cada estudante.

Foi durante o período da pandemia que nasceu um dos seus projectos mais marcantes, o “Maiotudohora”. Através de parcerias e mobilização comunitária, conseguiu entregar cestas básicas a famílias carenciadas, bem como material escolar, mochilas, batas e uniformes a dezenas de alunos.

Para Edson Correia, acreditar em si mesmo é o primeiro passo. “Nunca perder a humildade, nem se deixar abalar pelas adversidades e negatividades. Com foco, paciência e determinação, podemos chegar onde quisermos, desde que nunca percamos a nossa essência”, conclui.

 

Claúdia Cruz – estágiaria

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top