PUB

Economia

São Vicente: ENAPOR barra entrada do navio “Marianne Danica” por razões de segurança

A escala do navio dinamarquês Marianne Danica, prevista para o dia 28 de setembro, no Porto Grande do Mindelo, foi oficialmente cancelada pela Autoridade Portuária, após análise do manifesto de carga que levantou preocupações de segurança. A decisão, tomada pela ENAPOR – Portos de Cabo Verde, impediu a entrada da embarcação na zona de jurisdição portuária, apesar de inicialmente ter sido autorizada para abastecimento de combustível.

Segundo nota de esclarecimento emitida pela ENAPOR, o navio, com bandeira da Dinamarca, Estado-membro da União Europeia, tinha chegada agendada para as 07h00 e partida para as 12h00 do mesmo dia. O agente de navegação havia declarado que não havia carga perigosa a bordo, o que, à partida, não justificava a recusa da escala.

ENAPOR não revela conteúdo

Contudo, a situação mudou após a receção do manifesto de carga. Sem especificar o conteúdo exacto, a ENAPOR afirma que, por razões de segurança, deliberou pela não autorização da entrada do Marianne Danica no porto.

A decisão, tomada em tempo útil, revela uma postura preventiva face à crescente complexidade das operações portuárias e à necessidade de garantir que os portos nacionais não sejam expostos a riscos não declarados, defende a ENAPOR.

Munições com destino a Israel

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o tipo de carga que motivou a recusa, nem se haverá consequências diplomáticas ou comerciais decorrentes do impedimento.

Contudo, recorde-se que na edição desta semana, nº 943 do Jornal A NAÇÃO, demos conta que a bordo do referido navio estão mais de 300 toneladas de munições com destino a Haifa, Israel.

João A. do Rosário

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top