PUB

Economia

Governo autoriza aval de 600 mil contos à Empresa de Produção de Electricidade de Cabo Verde (EPEC)

O Governo de Cabo Verde autorizou, Quinta-feira, 02 de Outubro, um aval à Empresa de Produção de Electricidade de Cabo Verde (EPEC), com objetivo de apoiar a execução de investimento destinados à manutenção das centrais elétricas e ao reforço da tesouraria da empresa. Nos últimos meses, a Ilha de Santiago, particularmente a Cidade da Praia, vem sendo afectada por sucessivos cortes de energia.

A decisão do Governo de Cabo Verde que autorizou a Direção-Geral do Tesouro a conceder à EPEC esse aval para o empréstimo bancário no valor de 600 mil contos (600 milhões de escudos, contraído junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), consta da Resolução n.º 100/2025, de 2 de Outubro, publicada no Boletim Oficial na mesma data.

Segundo a resolução, a empresa recorreu ao financiamento bancário para suportar despesas de investimento e reforçar a sua liquidez, tendo solicitado a emissão do aval do Estado como garantia da operação.

O Governo justifica que o Estado, enquanto acionista, deve apoiar a EPEC, porquanto considera que o sector energético é um pilar fundamental para o desenvolvimento económico de Cabo Verde, uma vez que a empresa assegura o fornecimento de energia elétrica que é considerada um recurso indispensável a todos os sectores de atividade.

Prazo do financiamento

O prazo global da operação é de 88 meses, incluindo um período máximo de desembolso de quatro meses e um período de amortização de 84 meses, conforme o plano financeiro aprovado pelo banco credor.

Recorde-se que as empresas, EDEC e EPEC, anunciaram, a 29 de Setembro último, o aluguer de geradores para resolver os cortes de energia que se vem registando devido às avarias na Central de Palmarejo, Cidade da Praia. As duas empresas também anunciaram uma compensação financeira, nomeadamente a aplicação de um desconto de 20% nas faturas de eletricidade aos clientes da ilha de Santiago.

C/Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top