O Governo de Cabo Verde e a República Popular da China assinaram, a 01 de Outubro, um acordo para a implementação da terceira fase do projeto “Cidades Seguras”, que visa reforçar os níveis de segurança nas principais cidades cabo-verdianas através da introdução de sistemas modernos de videovigilância em locais estratégicos. O investimento, avaliado em 10 milhões de dólares, contempla também componentes formativas e técnicas.
De acordo com a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miryan Vieira, o projeto prevê o estabelecimento de novos centros de comando nas cidades do Tarrafal, Assomada e Porto Novo, “também iremos reforçar a instalação do sistema videovigilância na Praia, Mindelo, Tarrafal e Porto Novo” acrescenta.
A componente formativa do projeto irá permitir a capacitação de técnicos e monitores, garantindo uma gestão eficiente e sustentável dos novos sistemas, que segundo a governante cabo-verdiana, a cooperação com a China tem contribuído para o desenvolvimento de Cabo Verde, abrangendo diversos sectores estratégicos.
O embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, sublinhou que a assinatura do acordo, a 01 de Outubro, data emblemática para este país asiático, simboliza a confiança mútua entre as duas nações.
“China e Cabo Verde são bons amigos e verdadeiros parceiros e temos vindo a desenvolver uma parceria estratégica desde o ano passado. Cabo Verde é também um parceiro muito importante da China em África”, afirmou o diplomata.
C/ RTP África
