Cabo Verde joga hoje às 15h a partida mais importante da sua história. Uma vitória frente à Eswatini hoje significa um lugar no Mundial 2026 para Cabo Verde, um feito histórico. No entanto, à semelhança daquilo que aconteceu no último jogo em casa, em que vencemos os Camarões por 1 – 0, uma nova invasão de campo pode resultar em sanções mais severas, desde multas mais avultadas, jogos sem público ou até a perda dos três pontos, num cenário de tumulto e/ou agressões e deixar Cabo Verde fora do mundial, mesmo que ganhe.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) tem levado a cabo uma campanha de conscientização, nas páginas das redes sociais da FCF, com pedidos de não invasão de vários artistas, desportistas e influenciadores digitais cabo-verdianos.
A ideia é incutir nos aficionados cabo-verdianos, que se deslocarem hoje ao Estádio Nacional, que uma nova invasão de campo, mesmo que para festejar o feito histórico, poderá significar problemas maiores para a FCF, a seleção de todos nós e quiçá, num cenário extremo, até colocar em causa a participação dos Tubarões Azuis no seu primeiríssimo Mundial.
Apelo de vários quadrantes da sociedade
O artista Mitu Kaskas, a antiga internacional cabo-verdiana e capitã pela seleção feminina de futebol, Lúcia Moniz, a artista Neuza de Pina, o jogador internacional cabo-verdiano de basquetebol, Joel Almeida, os próprios jogadores da seleção nacional e o mister Bubista têm deixado o apelo da não invasão do terreno de jogo.
FCF foi multada em cerca de 589 mil escudos recentemente
Recorde-se que a FCF foi multada em cerca de 589 mil escudos (5000 francos suíços) pelo Comité Disciplinar da FIFA, na sequência da invasão de campo registada após a vitória de Cabo Verde sobre os Camarões (1-0), no jogo realizado a 9 de setembro, a contar para a oitava jornada de qualificação africana ao Mundial 2026.
Na altura os adeptos cabo-verdianos invadiram o terreno de jogo para festejar a vitória juntamente com os jogadores da seleção nacional.
Em comunicado, a Federação apelou ao público para que mantenha uma postura correta, na partida de hoje e em todas as partidas futuras, de forma a garantir que a ordem e a segurança sejam rigorosamente respeitadas.
