PUB

Desporto

Futebol: Seleção Nacional de Cabo Verde, Bubista e Vozinha entre os nomeados a Melhores do Ano pela CAF

A seleção de futebol de Cabo Verde, os Tubarões Azuis, está entre os nomeados à “Seleção Masculina do Ano” da Confederação Africana de Futebol (CAF). O Selecionador Nacional sénior masculino, Pedro Leitão “Bubista” está entre os nomeados a “Treinador do Ano” pela CAF e o guardião internacional cabo-verdiano Josimar Dias “Vozinha” está nomeado a “Guarda-redes do Ano”. As nomeações surgem após a qualificação histórica e inédita de Cabo Verde ao Mundial 2026.

Depois de uma performance espetacular nas qualificações africanas ao Mundial 2026, em 10 jogos disputados, foram sete vitórias, dois empates, uma derrota, 16 golos marcados e oito sofridos (sendo zero golos sofridos nos cinco jogos em casa!) Cabo Verde qualificou-se pela primeiríssima vez a um Mundial e agora figura entre os nomeados a “Seleção Masculina do Ano” da CAF, dando aos Tubarões Azuis a honra de estar entre os dez melhores do Continente.

Seleção sénior de Cabo Verde

Na lista dos 10 nomeados ao prémio de “Treinador do Ano” da CAF, Bubista é reconhecido por liderar e orientar a “ascensão contínua” de Cabo Verde no futebol africano e na qualificação inédita para o Campeonato do Mundo da FIFA 2026.

No entanto, Bubista terá concorrência forte de nomes como Hossam Hassan selecionador sénior do Egito), Walid Regragui, selecionador sénior dos Marrocos e Mohamed Ouahbi, selecionador sub -20 dos Marrocos, que fez história ao liderar a seleção sub-20 no triunfo no Campeonato do Mundo Sub-20, a primeira do futebol africano.

Outros indicados incluem Krunoslav Jurcic (Pyramids FC), Tarik Sektioui (Marrocos CHAN) e Pape Thiaw (selecionador nacional sénior de Senegal).

Vozinha entre os melhores guardiões de África

O titular da baliza dos Tubarões Azuis e do Chaves, da Segunda Liga portuguesa, Josimar Dias “Vozinha” também figura nas nomeações do CAF aos melhores do ano na categoria “Melhora Guarda-rede do Ano”.

O veterano de 39 anos também terá concorrência rija, ao lado de nomes como o marroquino Yassine Bonou, do Al Hilal (Arábia Saudita), que vem sendo um dos mais consistente pelo clube e pela seleção marroquina ou do camaronês Andre Onana, que milita no Trabzonspor, da Primeira Liga Turca.

O nigeriano Stanley Nwabali, do Chippa United (Primeira Liga da África do Sul) e o detentor do título Ronwen Williams, da África do Sul e que milita na equipa do Mamelodi Sundowns, também da Primeira Liga daquele país, são outros indicados de peso.

Lista dos nomeados a “Seleção Masculina do Ano” pela CAF

– Argélia

– Cabo Verde

– Costa do Marfim

– Egito

– Gana

– Marrocos Sub-20

– Marrocos

– Senegal

– África do Sul

– Tunísia

Lista nomeados a “Treinador do Ano” pela CAF

– Pedro Leitão “Bubista” (Cabo Verde)

– Hossam Hassan (Egito)

– Krunoslav Jurcic (Pirâmides)

– Sami Trabelsi (Tunísia)

– Romuald Rakotondrabe (Madagáscar CHAN)

– Moine Chaabani (RS Berkane)

– Tarik Sektioui (Marrocos CHAN)

– Mohamed Ouahbi (Marrocos Sub-20)

– Walid Regragui (Marrocos)

Lista nomeados a “Guarda-Redes do Ano” pela CAF

– Andre Onana (Camarões/Trabzonspor)

– Vozinha (Cabo Verde/Chaves)

– Ahmed El Shenawy (Egito/Pirâmides)

– Munir Mohamedi (Marrocos/RS Berkane)

– Yassine Bonou (Marrocos/Al Hilal)

– Stanley Nwabali (Nigéria/Chippa United)

– Édouard Mendy (Senegal/Al Ahli)

– Marc Diouf (Senegal/Tengué)

– Ronwen Williams (África do Sul/Mamelodi Sundowns)

– Aymen Dahmen (Tunísia/CS Sfaxien)

De realçar que o período em análise para as nomeações foi de 6 de janeiro a 15 de outubro de 2025, e segundo a própria CAF, essas indicações refletem “aqueles que fizeram contribuições significativas para o futebol no continente”.

“Um painel de especialistas composto por membros do Comitê Técnico e de Desenvolvimento da CAF, treinadores experientes, lendas da CAF e representantes selecionados da mídia escolheu 10 indicados para cada categoria, considerando o desempenho em todas as competições”, assegurou ainda a Confederação Africana de Futebol (CAF).

Os vencedores serão conhecidos na gala dos CAF Awards 2025, no final do corrente ano.

PUB

PUB

PUB

To Top