A entrega das 14 bicicletas elétricas, três postos de carregamento solar e uma CicloOficina equipada decorreu no dia 17, na cidade de Santo António, uma iniciativa que marca um passo importante na transição energética e no combate às alterações climáticas. O projeto faz parte da iniciativa AfroSmartSpot, implementada pela Efrican e financiada pela Cooperação portuguesa, através do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia de Portugal.
A Região Autónoma do Príncipe inaugurou um projeto piloto de mobilidade sustentável que contou com a presença do presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento, do secretário regional Júlio Pereira Mendes, da Embaixada de Portugal representada por Paula Pereira, e da equipa da Efrican. Representantes de cooperativas, associações, operadores turísticos, empresas privadas e a comunidade local também marcaram presença.
Mudança de paradigma
As bicicletas foram distribuídas por entidades públicas e privadas, incluindo operadores turísticos, moto-taxistas e o setor do comércio e serviços. O objetivo é reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, substituindo veículos a combustão por bicicletas elétricas em deslocações de curta distância.
“Este é um passo muito importante para a sustentabilidade e para uma mudança de paradigma”, afirmou Ivo Pizarro, responsável da Efrican. A Cooperação Portuguesa destacou a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental da população.
Formação mecânica de bicicletas elétricas
O projeto incluiu ainda formação em mecânica de bicicletas elétricas, capacitando um grupo de participantes para garantir manutenção e assistência técnica. Foram criadas ciclo-oficinas e postos de serviço básicos, reforçando a sustentabilidade a longo prazo. Além disso, três estações de carregamento solar foram instaladas na cidade de Santo António, assegurando energia limpa para o funcionamento das bicicletas.
O Governo Regional do Príncipe destaca que esta é apenas a primeira fase de um caminho de transformação do setor dos transportes e um exemplo inspirador de desenvolvimento sustentável para todo o país.
“Deixo, em nome do Governo Regional, a vontade de continuarmos com novos e inovadores projetos”, declarou Filipe Nascimento.
