A Empresa Pública de Produção de Eletricidade de Cabo Verde (EPEC) avançou em comunicado, que procederá à aquisição e instalação de dois novos grupos geradores destinados a reforçar a produção de energia elétrica na Ilha do Maio. A ilha também será apetrechada com a instalação de um sistema de baterias com 0,5 MW de potência e 2 MWh de capacidade de armazenamento, “que aumentará a resiliência e flexibilidade da rede”.
Segundo a EPEC, os dois novos modernos Grupos Geradores, já em processo de aquisição, para reforço do sistema elétrico na ilha do Maio, terão uma capacidade total de 1,6 MVA e estão inseridos num plano conjunto “mais amplo de projetos em curso na ilha”.
São, conforme a EPEC, geradores mais modernos e essenciais para aumentar a potência e criar reservas técnicas, garantindo a continuidade do fornecimento durante manutenções ou avarias e assegurando maior penetração de energias renováveis.
Geradores, parque solar e sistema de baterias
Recorde-se que desde julho encontra-se em funcionamento um parque solar com 0,4 MW de potência, que, garante a EPEC, “já está a contribuir para uma produção de energia mais limpa”.
Aos dois novos Grupos Geradores juntar-se-ão um sistema de baterias com 0,5 MW de potência e 2 MWh de capacidade de armazenamento, já em processo de instalação, e que “aumentarão a resiliência e flexibilidade da rede”.
“Combinados, estes investimentos irão melhorar significativamente a fiabilidade e a resiliência do sistema elétrico da ilha, reduzir a vulnerabilidade a interrupções no fornecimento e criar condições mais robustas para responder ao crescimento da procura e às necessidades das comunidades locais e do tecido económico da Ilha do Maio”, assevera a empresa.
De acordo com a mesma fonte, a integração dos geradores, parque solar e sistema de baterias estão enquadrados no Plano para 2025 e alinhados com a estratégia da empresa e do Governo de Cabo Verde de criar um sistema elétrico mais diversificado, robusto e sustentável.
