PUB

Economia

Energia: Central Solar Fotovoltaica da ilha do Maio já está em funcionamento

A Central Solar Fotovoltaica da ilha do Maio, cujo processo de instalação começou em Agosto último, já se encontra em funcionamento na zona de Toril, cidade de Porto Inglês. Conforme avança a empresa Águas de Ponta Preta (APP), esta infraestrutura energética de 412 kWp de potência e uma produção anual estimada em 684 MWh representa cerca de 17% da demanda actual da Ilha.

A APP, empresa responsável pela instalação desta central fotovoltaica, realça que a energia renovável introduzida na rede permitirá poupar, anualmente, 64 toneladas de combustíveis de origem fóssil e evitar a emissão de 376 toneladas de gás CO2.

Ainda, de acordo com a APP, só no decorrer dos cerca de dois meses e meio de testes (5 de Agosto a meados de Outubro de 2025), esta central gerou 125 MWh de energia elétrica, evitando, deste modo, o consumo de cerca de 35.000 litros de gasóleo na central única da Ilha.

Esta Central Solar Fotovoltaica da ilha do Maio foi construída num lote de terreno de 2,1 Hectares na zona de Toril, cidade de Porto Inglês. Ela é constituída por 756 módulos fotovoltaicos monocristalinos e bifaciais de uma potência de 545 Wp cada, instalados sobre uma estrutura biposte metálica no chão. Três inversores solares “string”, de 125 kW de potência nominal, transformam a corrente contínua em corrente alterna, cuja tensão é elevada a 20 KV para o seu transporte e injeção no sistema elétrico público.

Recorde-se que a Central Solar Fotovoltaica da ilha do Maio foi construída no âmbito do “Projeto de Energias Renováveis e Melhoria do Rendimento dos Serviços Públicos de Cabo Verde”, promovido pelo Governo cabo-verdiano e financiado pelo Banco Mundial.

Além da ilha do Maio, o projecto contempla a construção de mais quatro centrais solares fotovoltaicas noutras ilhas do arquipélago, nomeadamente em Santo Antão, São Nicolau, Fogo e Brava. Estima-se uma potência conjunta instalada de 4.788 kWp que gerará 8.302 MWh a cada ano.

A Nação

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top