O cabo-verdiano-americano, Moisés Rodrigues, mostra-se confiante na victória nas eleições desta Terça-feira, 4 de Novembro, para Mayor (Presidente de Câmara) de Brockton, tida como a cidade mais cabo-verdiana fora de Cabo Verde. Moisés Rodrigues, que exerceu seis mandatos como vereador e já foi ex-Mayor interino, garante que conta com o apoio maioritário de altas entidades cabo-verdianos eleitas na cidade, dos grupos éctnicos e de membros da comunidade branca, entre outros.
“Sou o único candidato cabo-verdiano e tenho o apoio das demais altas entidades cabo-verdianas eleitas na cidade, dos grupos éctnicos e mesmo da comunidade branca”, garantiu Moisés Rodrigues à Imprensa ainda antes de ter vencido as eleições primárias de 16 de Setembro último e a consequente nomeação como candidato do Partido Democrata às eleições para Mayor de Brockton, também conhecida como “Cidade dos Campões”.
Moisés Rodrigues, conta, igualmente, com o apoio explícito de várias outras figuras influentes, associações e instituições da cidade, entre elas, a Associação da Polícia de Brockton e a secção local do Sindicato Internacional dos Trabalhadores da América do Norte.
Legado e compromissos
A melhoria do saneamento da cidade de Brockton, o reforço dos programas de integração social, a segurança pública, designadamente o combate à criminalidade, a educação e a justiça social são os principais compromissos deste candidato cabo-verdiano-americano.
“Acredito numa cidade de Brockton unida e segura, com oportunidades para todos”, sublinha Moisés Rodrigues.
Por outro lado, durante a campanha eleitoral, Moisés Rodrigues apostou muito no seu longo legado e compromisso em prol do bem-estar dos cidadãos da cidade de Brockton onde é visto como um “respeitado líder comunitário” com mais de 25 anos de experiência a nível da administração pública, serviços sociais e activismo local.
Além de ter exercido seis mandatos como vereador, Moisés Rodrigues, também desempenhou, entre outras funções, o cargo de Diretor de Comunicação da Prefeitura de Brockton e foi o primeiro Prefeito Interino negro desta cidade durante um período de transição emergencial, por altura do falecimento, em 2019, de Bill Carpenter, considerado um “grande amigo” de Cabo Verde, que se encontrava em funções como Mayor de Brockton.
Veterano da Marinha dos Estados Unidos
Imigrante cabo-verdiano e veterano da Marinha dos Estados Unidos (1983–1989), Moisés Rodrigues é formado em Serviços Humanos e Relações Comunitárias pela Universidade de Massachusetts, tendo sido eleito, em 2001, deputado à Assembleia Nacional (AN-Parlamento) de Cabo Verde.
Atualmente, é Vereador-Geral da Cidade de Brockton e Diretor Executivo da Associação Cabo-verdiana de Brockton. Também participa em importantes conselhos comunitários, incluindo o Old Colony YMCA e o St. Edith Stein.
Cabo-verdianos expectantes
Os cabo-verdianos nos EUA e, não são, também mostram-se optimistas quanto à victória de Moisés Rodrigues. É o que se pode constar através de publicações nas redes sociais, nomeadamente de figuras bem conhecidas da vida política nacional.
Os antigos deputados nacionais e dirigentes partidários, Felisberto Vieira e Júlio Correia, ambos a residirem nos Estados Unidos, acreditam que Moisés Rodrigues vai fazer história.
“A hora é agora! Vamos fazer história juntos. Quero ver a comunidade cabo-verdiana unida, com uma só voz, para eleger Moisés Rodrigues, o candidato mais votado de sempre. Este é o momento de mostrar a nossa força, o nosso orgulho e a nossa capacidade de união”, escreveu Júlio Correia que também foi Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros e ministro da República.
Por sua vez, Felisberto Vieira (Filu) realça o profundo compromisso de Moisés Rodrigues com a educação, a segurança pública e a justiça social, assim como a sua crença numa cidade de Brockton “unida e segura, com oportunidades para todos”.
Apelo do deputado Dénis Almeida
Dénis Almeida, deputado nacional e ex-governante, considera que esta Terça-feira, 4 de Novembro, a comunidade cabo-verdiana radicada em Brockton terá a “histórica oportunidade” de eleger para Mayor desta cidade “um cabo-verdiano-americano com provas dadas de competência e de comprometimento com o serviço público”.
“É importante que todos se mobilizem e ajudem a criar uma amplíssima frente de apoio ao nosso Moisés Rodrigues. Mas também é imprescindível que, efetivamente, todos saiam de casa, vão votar e levem o máximo de pessoas que puderem para votar. Não fique em casa, cada voto conta e poderá ser determinante para a histórica eleição de amanhã!”, escreveu o deputado nacional pela ilha do Sal.
O adversário de Moisés Rodrigues
O adversário de Moisés Rodrigues, na corrida para Mayor de Brockton é Jean Bradley Derenoncourt, originário do Haiti que se estabeleceu em Brockton após o terremoto que atingiu esse país das Caraíbas em 2010.
Jean Derenoncourt, que é democrata, foi vereador geral em Brockton, tendo também trabalhado como agente penitenciário no Departamento do Xerife do Condado de Norfolk. Estudou no Massasoit Community College e, posteriormente, na Suffolk University.
O actual Mayor, Robert F. Sullivan, decidiu não candidatar-se a um quarto mandato pelo que a cidade de Brockton vai ter, necessariamente, um novo prefeito.
Refira-se que além da pequena cidade de Brockton, as eleições autárquicas desta Terça-feira, 04 de Novembro, decorrem em várias das maiores cidades norte-americanas, destacando-se entre elas Nova Iorque, Califórnia, Nova Jérsia e Virgínia. Igualmente, estão a decorrer duas eleições estaduais e um referendo.
Um dos maiores destaques é sem dúvida a cidade de Nova Iorque, a maior dos Estados Unidos, que está na eminência de eleger o primeiro Mayor muçulmano da sua história. Zohran Mamdani, 34 anos, já apelidado como o novo Barack Obama, mantinha uma confortável vantagem sobre os seus adversários nas sondagens para as eleições.
Zohran Mamdani é o candidato do partido Democrata às eleições de hoje e considera que Israel está a cometer um genocídio na Faixa de Gaza.



