PUB

Cultura

Santiago: Apresentação do livro infanto juvenil “Iya de Kinta” nas escolas de São Domingos

As escolas do ensino básico do município de são Domingos, em Santiago, acolheram, nos dias 16, 29 e 30 de Outubro, a apresentação do livro infantojuvenil “Iya de Kinta: a guardiã da ancestralidade”, da autoria da professora universitária e investigadora Rutte Tavares Cardoso Andrade. 

A iniciativa integrada nas celebrações do mês da cultura cabo-verdiana, abrangeu os agrupamentos educativos de Achada Baleia, Praia Formosa e Praia Baixo, alcançando mais de 200 crianças do meio rural.

Com uma abordagem lúdica e pedagógica, o encontro proporcionou uma vivência educativa, cultural e efetiva, fortalecendo a identidade das crianças e promovendo o reconhecimento da história e do papel das mulheres africanas na construção da memória coletiva.

“Iyá de Kinta: a guardiã da ancestralidade”

“Iyá de Kinta: a guardiã da ancestralidade” é uma obra que celebra a força e sabedoria das mulheres africanas, ligando gerações através da oralidade, da memória e da identidade cultural.

O termo “Iya”, que em iorubá significa mãe ou guardiã, simboliza o papel central das mulheres na preservação da cultura e na transmissão de saberes

A narrativa presta homenagem às figuras maternas da autora, em especial à sua mãe e avó, apresentando às crianças a riqueza da história africana reinos, rainhas, invenções, tecnologias ancestrais, espiritualidade e resistência cultural.

Segundo a autora, num mundo em constante transformação social e cultural, a literatura afrocentrada surge como uma ferramenta essencial para a construção da identidade das crianças cabo-verdianas, ao conhecerem as suas raízes africanas, passam a reconhecer e valorizar a própria história, fortalecendo a autoestima, o sentimento de pertença e a consciência da ancestralidade.

As apresentações do livro incluíram leituras comentadas e performativas, destacando a força das matriarcas e o papel da mulher africana como pilar da continuidade cultural.

Sobre Rutte Andrade

Rutte Tavares Cardoso Andrade nasceu em Cabo Verde. É escritora, investigadora e professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Brasil. Detém um doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Entre 2023 e 2025, exerce funções como coordenadora-geral do Centro de Estudos Africanos da UNILAB e é membro do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA).

As suas áreas de investigação incluem Ciências Sociais, Filosofia Afrocentrada, Educação e Afrocentricidade, Womanism Africana e Justiça Reprodutiva e Género na África Ocidental.

Em 2023, foi distinguida no Gala Pan-African Humanitarian – Summit Awards com o Prémio de Excelência em Investigação e Impacto Social, reconhecimento do seu contributo notável para o avanço da investigação e da valorização das identidades africanas.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top