PUB

Ambiente

Sal/Energia: Estão em curso os testes para o comissionamento da nova Central da Palmeira

Visita do Ministro Alexandre Monteiro as obras da Nova Central em Março de 2025

Em comunicado, a Empresa de Produção de Eletricidade de Cabo Verde (EPEC), avançou que estão em curso os testes para o comissionamento da nova central da Palmeira, na ilha do Sal, e que durante esta fase poderá ocorrer alguma “perturbação pontual” no fornecimento de energia na ilha. A nova Central contempla quatro grupos geradores, no quadro de um investimento de 30 milhões de euros, financiamento do Governo de Cabo Verde.

O projecto da nova Central Elétrica da Palmeira, no Sal, contempla a instalação de quatro grupos geradores, cada um com 3.8 MW de potência, totalizando 15.2 MW de potência instalada, um investimento de 30 milhões de euros.

No início deste ano, Alexandre Monteiro, Ministro da Indústria, Comércio e Energia, garantiu que a nova infraestrutura irá duplicar a capacidade de produção de eletricidade na ilha e com vantagens evidentes em termos de qualidade e do serviço prestado à população e ao sector económico, sobretudo o turístico.

Otimização do sistema elétrico 

Além disso, explicou que a nova Central contribuirá para a otimização do sistema elétrico e proporcionará uma maior penetração de energias renováveis na ilha do Sal.

A ilha terá maior capacidade com uma solução de backup que é importante, sobretudo tendo em conta a realidade da ilha, que tem uma penetração de energias renováveis significativa, mas há períodos do ano onde não podemos contar com muitos recursos renováveis, como o vento e sol e é por isso que temos que ter infraestrutura como esta para garantir a segurança no abastecimento de eletricidade”, assegurou.

O Ministro acrescentou ainda que este projeto está integrado noutras iniciativas na ilha do Sal, como a central solar fotovoltaica de 5 MW que irá também contribuir com mais potência renovável.

Em curso está também a instalação de uma bateria de 6 MW para armazenamento de energias renováveis durante o dia, permitindo a sua utilização à noite.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top