PUB

Sociedade

Apanhado veleiro com drogas e dinheiro nas águas de Cabo Verde

A Polícia Judiciária (PJ) informou, em comunicado, que foi aprendido um veleiro na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde com uma certa quantia de droga, ainda não revelada, e uma quantia monetária de 6.875 euros e 120.396 reais em espécie. Foram detidos três homens, dois de nacionalidade portuguesa e um marroquino. O veleiro era utilizado, segundo a PJ, para transportar avultadas quantidades de cocaína e outras drogas do Brasil com destino à Europa.

A operação foi levada a cargo pela Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), por via marítima, na Zona Económica de Cabo Verde (ZEE), em colaboração com a Guarda Costeira, Martimie Analysis and Operations Centre – MAOC (N) e a Marinha Naval da Mauritânia.

A operação, enquadrada no plano de combate de tráfico de droga por via marítima e resultou da troca de informações entre a PJ cabo-verdiana e as entidades internacionais que possibilitou a interceção do veleiro nas águas de Cabo Verde.

Detidos em flagrante delito

A operação culminou na detenção em flagrante delito de três indivíduos do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa e marroquina e indicados pela prática de crimes de tráfico internacional de droga de alto risco, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

A par de uma quantidade de droga encontrada no interior da embarcação, ainda não revelada pela PJ, foi encontrado a quantia monetária, em moeda estrangeira, de 6.875 euros e 120.396 reais em espécie, além de telefones satélites, uma balança de precisão e equipamentos de navegação.

Os indivíduos já foram presentes às autoridades judiciárias cabo-verdianas competentes para primeiro interrogatório judicial, tendo o Tribunal da Praia aplicado, como medida de coação, a apresentação periódica às autoridades e interdição de saída de Cabo Verde.

Resta agora saber se com esta medida de coacção, os indivíduos não poderão arranjar forma de sair do país.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top